21 AGO 2017
Escola Municipal de Passos conquista vaga para a fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Aconteceu na tarde do último sábado a Etapa Regional Araxá da Olimpíada Brasileira de Robótica, com a participação de cidades da região do Triângulo Mineiro além de Passos  representando a região Sudoeste.  Os alunos da Escola Municipal Professora Jalile Barbosa Calixto, participaram formando duas equipes: Robotic Steps, a equipe principal e a Robotic Steps Júnior, sendo respectivamente campeões da medalha de ouro e prata, feitos ainda maiores por ser a única escola pública participante.

Todas as Escolas de Ensino Fundamental II do município de Passos possuem material para a prática do ensino da Robótica, tratam-se dos blocos de montagem Lego, que é aliado a um material didático específico além da plataforma de programação em bloco NXT.

É um investimento muito grande para educação, e a perspectiva de retorno é ainda maior, é o que afirma a professora de robótica, Elisabete Pires de Oliveira: “sabendo aproveita-lo (Lego) ele transforma a vida do aluno, faz o aluno ver adiante, olha para frente em direção às possibilidades da tecnologia, estimula o empreendedorismo, autonomia, responsabilidade, iniciativa, se mantendo em um caminho que pode trazer um futuro que muitas vezes nem ele esperou”.

A professora salienta que, aliar o que se aprende na escola com a participação em competições é fundamental para a solidificação do ensino da robótica, “os alunos cobram que a robótica realmente aconteça e que seja uma aula de robótica prazerosa e com objetivos claros, desta forma, quem mantém a robótica em funcionamento na escola é o próprio aluno já que o mesmo faz questão da atividade, segundo a professora quando o ano letivo começa os alunos já ficam perguntando, “quando começa a aula de robótica?”, além da ansiedade claramente notada nos alunos ingressantes que tem interesse em entrar para alguma das equipes.

Esse ano as escolas municipais Jalile Barbosa Calixto e Hilarino Moraes estão trabalhando em parceria com a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), as aulas de robótica que antes aconteciam em ambas as escolas, agora acontecem no Clube da AABB, com parceria com o programa AABB comunidade.

O sucesso das equipes de robótica existentes na escola Jalile abriram caminho para que o programa do Banco do Brasil (AABB Comunidade), que acontece com parceria com a Prefeitura Municipal de Passos atendendo exclusivamente os alunos da escola Hilarino Moraes desde de 2010, recebesse também os alunos da escola Jalile em tempo integral, com interesse em ampliar e consolidar o trabalho com robótica com ênfase nas competições oficiais.

A equipe Robotic Steps já participou de diversas competições como o Torneio Brasil de Robótica (TBR), a First Lego League (FLL), o Torneio Mineiro de Robótica (TMR) e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), com uma grande ascensão, já que na primeira vez que participou em 2014, a Robotic Steps ganhou apenas o prêmio de equipe estreante, já em 2016 em São João Del Rei trouxeram troféus da categoria melhor robô e o terceiro lugar geral na etapa estadual de Minas Gerais.

Com esta última vitória na fase regional, as duas equipes do município agora seguem rumo  etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica de 2017, que acontecerá em Belo Horizonte, nos dias 16 e 17 de setembro.