21 AGO 2017
IFSULDEMINAS realiza cadastro de empreendimentos interessados em participar do processo de incubação

O IFSULDEMINAS – Campus Passos, por meio do projeto IncubaPop, coordenado pela professora Nayara Silva de Noronha, disponibiliza um formulário online para que empreendimentos interessados em participar do processo de incubação social do Mercado Municipal de Passos (Mercadão) realizem o seu cadastro.

O objetivo do IncubaPop - Incubadora de negócios populares, sociais e solidários é auxiliar, gratuitamente, a gestão de negócios de 10 empreendimentos populares incubados, futuramente instalados no Mercadão.

O projeto

Podem realizar o cadastro de interesse, até o dia 30 de setembro, os pequenos empreendedores locais que se caracterizem como negócio social e tenham interesse em atuar no mercado popular. Alguns dos possíveis setores que o projeto pretende abarcar são: agricultura familiar ou orgânica, artesanato, turismo, quitandas tradicionais mineiras, móveis rústicos, produção artístico-cultural, prestadores de serviços e cozinha tradicional mineira. “Visamos o desenvolvimento de empreendedores sociais provenientes da base da pirâmide que precisem de apoio de gestão e que tenham potencial de gerar impacto e mudar a realidade social da região de Passos”, destacou Nayara.

Segundo a professora, os beneficiados com o projeto de incubação receberão orientações em todo o planejamento, estruturação e gestão do seu negócio, desde a identificação “dos sonhos a serem realizados” até os cursos de formação continuada. “Teremos, por exemplo, professores assessorando em áreas relacionadas a agricultura familiar, economia solidária e vitrinismo”.

Parcerias

Em junho, o Campus Passos apresentou o IncubaPop ao prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis (Renatinho), e desde então a instituição vem se reunindo também, a fim de estrtuturar os projetos, com os demais parceiros: o Mandato Popular da Dona Cida; as Secretarias Municipais de Assistência Social; de Indústria, Comércio e Turismo; de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento e o Fórum Municipal de Economia Solidária de Passos.

O diretor-geral do campus, professor João Paulo de Toledo Gomes, parabenizou o projeto idealizado pela professora e agradeceu o apoio da Prefeitura. “Desde o início achei a proposta da Nayara sensacional, pois tem tudo a ver com nossa missão institucional em contribuir com a comunidade regional dentro do arranjo produtivo local. Iniciativas como estas apontam nossa importância para a sociedade, sobretudo na ocupação de um espaço público que atenderá a economia solidária e que também de certa forma possui um viés turístico. Reitero a importância do apoio do prefeito, secretários, diretores e vereadores da atual gestão, que apoiam a proposta e veem o apoio do IFSULDEMINAS como de suma importância para a viabilização da abertura do Mercadão”.

Nayara ressaltou que o cadastro é apenas um registro de interesse e não a ocupação do Mercado Municipal de Passos, pois a utilização desse espaço público pressupõe classificação em edital de Chamada Pública. Ela acredita que “até o final do ano os empreendimentos incubados já estejam recebendo as orientações do IFSULDEMINAS".

Cadastre o seu empreendimento aqui