02 OUT 2014
Eventos encerram a Semana do Idoso em Passos

Nove eventos realizados nesta quarta-feira, 1º de outubro, encerraram a programação da Semana do Idoso promovida e realizada pela Prefeitura de Passos em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, Lar São Vicente de Paulo e Recanto Geriátrico, desde 24 de setembro. Duas apresentações artísticas no meio da tarde, na Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário), por alunos de escolas de Passos, foram partes da programação, encerrada em comemoração ao Dia Nacional do Idoso.

As atrações começaram às 8h, na Praça do Rosário, com o ASSISTidoso, realização da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Grupo Conviver, Secretaria Municipal de Saúde, Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Recanto Geriátrico e Lar São Vicente de Paulo.

No mesmo horário houve uma atividade física com educadoras Márcia Macinelli e Cibele Freitas, numa realização do Departamento de Esporte e Lazer, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que promoveu a Semana do Idoso pela Prefeitura, juntamente com as instituições parceiras.

À tarde, também no meio da Praça, aconteceu um número musical com as meninas Lívia Nascimento Silva e Ana Clara Silveira, respectivamente do 5º e 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Francina de Andrade. Vestidas a caráter, com saias rodadas de chita, elas interpretaram “Disparada”, canção de Geraldo Vandré e Théo de Barros.

Na sequência, Duarte Antônio Comotti Carvalho, aluno da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza (Colégio Polivalente), também elegantemente caracterizado, interpretou o poema “Felicidade Realista”, de Mário Quintana. A performance de Duarte já havia sido premiada, com o 1º lugar, no 8º Festival de Interpretação de Poesia da Fesp.

A participação da Prefeitura de Passos na Semana do Idoso ocorreu através do Departamento de Cultura, da Secel, que organizou as apresentações artísticas, as palestras e outras atrações voltadas para divertir e orientar nas áreas de saúde, educação e assistência social as pessoas que já passaram dos 60 anos de idade.

A programação do último dia da Semana do Idoso prosseguiu com uma apresentação de dança pelo grupo “Promoção da Saúde”, sob a coordenação de Sirlei Jerônimo (pela Secretaria Municipal de Saúde); “A Hora do Conto”, ATIVidoso, atividade de relaxamento corporal com a educadora física Márcia Macinelli, do Projeto Vida Melhor (Departamento de Esporte e Lazer); apresentação do Coral da Unabem (Fesp) e do grupo de seresta Nossa Senhora da Penha.

À noite ainda teria o Concurso Melhor Idade, em que seriam escolhidos o idoso e a idosa que melhor representam a terceira idade neste ano.