29 JUN 2017
TURMA DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA TEM ENCONTRO NO POLO UAB PASSOS.

O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Passos realizou no dia 24 de junho, sábado, um dos encontros presenciais da turma do curso de licenciatura em Pedagogia, evento promovido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto, através do DEETE (Departamento de Educação e Tecnologia).  Iniciado em setembro de 2016, o curso é realizado na modalidade EAD (Ensino a distância), com carga horária de 3.270 horas e duração de quatro anos.

No evento foi ministrada uma palestra com a Professora Dra. Janete Flor de Maio Fonseca, cujo  tema foi “Por uma História da Educação no Brasil”. " A riquíssima explanação feita pela palestrante proporcionou enorme crescimento profissional  ao  público presente", elogiou a coordenadora da UAB, Maria Lúcia dos Reis. .

No polo os alunos realizam as provas presenciais, os exames especiais, os seminários e outras atividades presenciais de acordo com o proposto pelo calendário acadêmico. No ensino a distância, os alunos administram a própria aprendizagem, pois são os responsáveis pelo processo de ensino que é desencadeado no AVA, construindo o seu próprio método para melhor aproveitarem os conteúdos disponibilizados nesse ambiente de estudo.

Nesse contexto, como o currículo e o conhecimento devem ser percebidos como produtos de relações sociais e históricas, que são orientados por meio da perspectiva crítica do ciclo ação-reflexão-ação, então, quatro conceitos servem de elo entre as diferentes áreas e núcleos do conhecimento e, também, como um fio condutor para a base metodológica do curso: Historicidade, Construção, Diversidade, Cientificidade.

A proposta do curso de Licenciatura em Pedagogia é a realização de um trabalho pedagógico que busca a formação de professores que possam adquirir os referenciais teóricos e práticos que os auxiliem a refletirem sobre o sistema educacional, podendo transformá-lo.

Assim, o projeto pedagógico possibilita uma formação que permite aos professores que atuam na educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, bem como aos futuros professores, aprimorarem os seus conhecimentos para que possam participar de políticas públicas de valorização desses profissionais, permitindo-lhes conquistar a própria identidade como professores e educadores.

O objetivo geral do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, está relacionado com a formação e a profissionalização de educadores visando à apropriação de competências e conhecimentos necessários ao exercício da ação docente; ao desenvolvimento de atitudes de reflexão e análise da atuação pedagógica, ao desenvolvimento de valores para uma atuação competente na sociedade como agentes de transformação a partir da identificação e análise das dimensões sociopolíticas e culturais do meio no qual estão inseridos.

Sobre o Polo UAB Passos

O Sistema UAB no âmbito nacional  foi instituído pelo Decreto 5.800 de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Para isso, o sistema tem como base, fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo:

As parcerias são: Ministério da Educação (MEC),  Diretoria de Educação a Distância (DED)  da CAPES -Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível  Superior, Universidade Federal de Ouro Preto,  e Prefeitura Municipal de Passos, mantenedora do Polo UAB Passos, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer - SECEL, órgão responsável pela gestão do Polo UAB Passos, tendo como Titular o Professor Michael Silveira Reis  e como Coordenadora do Polo a professora Maria Lúcia dos Reis. Mais informações sobre o Polo UAB Passos podem ser obtidas pelo telefone 3526-4715.