14 JUN 2017
Secretaria de Saúde presta contas do 1º quadrimestre de 2017 em audiência pública na Câmara

Em cumprimento à Lei Complementar 141/2012, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou em Audiência Pública realizada na tarde de 13 de junho, no Plenarinho da Câmara Municipal de Passos, relatório detalhado do 1º quadrimestre de 2017, referente aos recursos aplicados em saúde nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril do corrente ano.

Os dados foram apresentados pela Secretária de Saúde Elexandra Helena Bernardes acompanhada de outros secretários da Administração Municipal para ciência dos cidadãos, vereadores, Comissão de Saúde da Câmara e imprensa presentes na audiência e será disponibilizado no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Passos para consulta dos cidadãos.

Foram aplicados em saúde 15,99% da receita de impostos do período, sendo aplicados R$ 8.749.000,00 de recursos próprios.

Apesar das dificuldades do município em relação à saúde pela falta de recebimento de repasses do governo estadual, em dívida do Estado com município que hoje gira em torno de R$ 27,5 milhões, foi destacado que a Administração Municipal está empenhada no estabelecimento de contatos com o governo de Minas na busca de solução do problema e um possível escalonamento de pagamentos do montante o que certamente contribuirá muito na aplicação das necessidades de saúde do município.

Apesar de todas as dificuldades no começo de gestão, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu um aumento das ações de promoção de saúde, um aumento da rede de atenção psicossocial com a recomposição de equipes no CAPS II e CAPS AD e um aumento na cobertura da atenção básica (de 61 para 73% de cobertura).

Foi destacado pela Secretaria Municipal de Saúde que os servidores estão sendo capacitados para dar uma atenção especial na recepção e orientação dos pacientes nas unidades básicas de saúde que agora possuem um médico apoiador para dar uma melhor atenção as necessidades dos usuários.