30 MAI 2017
Turma de Administração Pública teve encontro presencial no Polo UAB

O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Passos realizou no dia 25 de maio, quinta-feira, um dos encontros presenciais da turma do curso de bacharelado em Administração Pública. Iniciado em setembro de 2016, o curso é realizado na modalidade a distância, com carga horária de 3.000 horas e duração de quatro anos.

Durante o encontro presencial os alunos receberam a aula da Disciplina Contabilidade Geral, com o tema   “Contabilidade: descomplicando a ciência, usando para a vida”, ministrada pelo professor doutor Helton Cristian de Paula, e a aula do professor  Adriano Sérgio Lopes da Gama Cerqueira, na disciplina Ciência Política,  abordando o tema “Introdução à Ciência Política”. Por ocasião da vinda a Passos, os professores também se reuniram com representantes da Administração Municipal no Gabinete do Prefeito, para tratar dos cursos a distância oferecidos no polo.

“Foi um prazer receber os professores Helton e Adriano. Esta é a primeira visita que recebemos do Dr. Helton, que é diretor da educação a distância da Universidade Federal de Ouro Preto, a UFOP”, expressou a coordenadora do Polo UAB Passos, Maria Lúcia dos Reis. Segundo a coordenadora, oferecer o curso de Administração Pública sempre foi um ideal do polo, desde seu início em 2013. “É preciso destacar a importância do administrador público para a comunidade”, afirma.

A turma conta com 25 alunos, incluindo servidores públicos de Passos e participantes da região. Além do curso de Administração Pública, estão em andamento no Polo UAB Passos os cursos de graduação Licenciatura em Pedagogia,  Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Geografia, e os cursos de pós-graduação Especialização em Práticas Pedagógicas     e   Especialização  em Mídias na Educação,  todos ofertados pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto. A coordenadora Maria Lúcia destaca o apoio que o polo recebe da UFOP e do órgão gestor local, que é a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Passos (Secel).

Sobre o Polo UAB Passos

O Sistema UAB no âmbito nacional  foi instituído pelo Decreto 5.800 de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Para isso, o sistema tem como base, fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo:

As parcerias são: Ministério da Educação (MEC),  Diretoria de Educação a Distância (DED)  da CAPES -Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível  Superior, Universidade Federal de Ouro Preto,  e Prefeitura Municipal de Passos, mantenedora do Polo UAB Passos, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer - SECEL, órgão responsável pela gestão do Polo UAB Passos, tendo como Titular o Professor Michael Silveira Reis  e como Coordenadora do Polo a professora Maria Lúcia dos Reis. Mais informações sobre o Polo UAB Passos podem ser obtidas pelo telefone 3526-4715.