Neste mês de maio, a empresa Ti.Mob, que obtém a concessão do Município para realizar o serviço de estacionamento rotativo em Passos, colocou novas equipes em campo e intensificou a fiscalização para cobrança de valores de estacionamento nos pontos da chamada “área azul”. O trabalho passou por ajustes de equipe e do sistema informatizado da empresa, para a cobrança do estacionamento rotativo que vem sendo realizada ininterruptamente desde agosto de 2016, quando a Ti.Mob começou a operar na cidade, após processo de concorrência pública.
O valor arrecadado é destinado a manter o sistema de estacionamento rotativo. Conforme aponta o Departamento de Transporte da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Passos, a importância do sistema de estacionamento rotativo está em democratizar o uso do espaço público pelos condutores de veículos, melhorando a mobilidade urbana.
Segundo o departamento, o sistema ajuda a evitar que os condutores deixem seus veículos parados em pontos nobres durante todo o expediente, o que prejudica o fluxo de pessoas que precisam ter acesso às vagas para visitar o comércio, os serviços, atendimentos de saúde e órgãos públicos.
Como funciona
Aqueles condutores que ainda não possuem o adesivo do estacionamento rotativo em seu veículo, podem procurar um dos monitores devidamente identificados com o uniforme “Rotativo Digital”, que atuam em campo, ou procurar um dos estabelecimentos comerciais credenciados para venda de créditos, cujos nomes estão informados nas placas de estacionamento.
O condutor pode também baixar em seu smartphone o aplicativo Rotativo Digital 2.0, disponível para Android e iOS, pelo qual poderá comprar e gerenciar os créditos para uso de estacionamento nas áreas azuis de Passos. O preço é de R$ 1 para cada meia-hora, para carros, cobrado no período entre 8h e 18h de segunda a sexta-feira, e de 8h às 13h nos sábados. Para motocicletas não é cobrado o estacionamento rotativo público.
Idosos e Portadores de Necessidades Especiais estarão isentos, desde que devidamente regularizados e autorizados pelo órgão competente, neste caso o Departamento de Trânsito do Município de Passos, e desde que utilizem as vagas a eles destinadas. Caso ocupem uma vaga normal de estacionamento rotativo, também estarão sujeitos à fiscalização e cobrança.
Em caso de dúvidas, o condutor pode entrar em contato com o Departamento de Trânsito e Transporte, pelo telefone 3521-5639.