Criado neste mês de maio, o Grupo de Apoio ao Portador de Dores Crônicas tem o objetivo de acolher trabalhadores acometidos por lesões por esforços repetitivos ou doenças osteoarticulares e propor estratégias para diminuir a intensidade das dores por meio da terapia em grupo. Com diferentes estratégias terapêuticas, que envolvem ergonomia e mudanças de hábitos, o trabalhador pode obter mais qualidade de vida.
O grupo de apoio é uma ação da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos, por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), e surgiu a partir do momento em que se percebeu, nos atendimentos de fisioterapia, uma relação direta entre a dor apresentada e o tipo de atividade profissional desenvolvida. As dores são consequência da repetição do mesmo movimento no cotidiano do profissional ou fora do eixo normal, surgindo assim a lesão e ocasionando um quadro de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) de origem profissional.
Nestes casos específicos, a LER se equiparará à DORT - Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho, permitindo a correlação do quadro clínico com a atividade ocupacional efetivamente desempenhada pelo trabalhador.
Os encontros do Grupo de Apoio ao Portador de Dores Crônicas acontecem nas sextas-feiras às 13h30, no auditório do Cerest, na Av. Dr. Breno Soares Maia, S/No, com previsão de um total de 11 reuniões. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522-9266, de 7h às 13h.