17 MAI 2017
Vigilância Sanitária Municipal orienta sobre bebedouros de água

Em reunião com diretores de escolas municipais, foram abordados cuidados com a manutenção de bebedouros, acondicionamento, conservação e manipulação de alimentos

Na tarde desta quarta-feira, 17 de maio, na Casa da Cultura de Passos, técnicos da Vigilância Sanitária Municipal estiveram reunidos com os diretores de escolas municipais e o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Michael Silveira Reis. O principal objetivo foi orientar acerca dos cuidados para manutenção dos bebedouros de água nos estabelecimentos de ensino.

De acordo com a Vigilância Sanitária Municipal - órgão vinculado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos - a recomendação é que se lavem os filtros de 15 em 15 dias e proceda à sua troca de 6 em 6 meses, mesmo que o fabricante informe outro prazo. É necessário também observar, mesmo antes dos prazos, se existe sujidade ou algo que possa indicar falha de funcionamento do filtro.

Quando for procedida a manutenção ou troca de filtros por empresa especializada, alguém do estabelecimento deve sempre acompanhar o reparo.  Os agentes de vigilância sanitária do Município também se colocam à disposição para acompanhar as trocas.

Os técnicos da vigilância deram também orientações sobre a conservação de alimentos, respeito ao prazo de validade dos produtos e providências para o descarte quando vencidos, além dos procedimentos de higiene dos profissionais que manipulam os alimentos.

Como limpar os bebedouros

O agente de vigilância sanitária Valdinês Barros orienta sobre como lavar os reservatórios dos bebedouros utilizados em escolas e estabelecimentos similares:

- A limpeza deve ocorrer sem a utilização de produtos químicos, utilizando-se somente água;

- Com auxílio de uma esponja de cozinha, usando-se o lado amarelo (menos áspero), remover as sujidades nas superfícies do reservatório;

- Abastecer o bebedouro novamente, colocar uma colher de sopa de água sanitária, esvaziar e encher novamente para o consumo.

Alerta

A Vigilância Sanitária Municipal alerta, além das instituições de ensino que usam bebedouros de água, outros estabelecimentos que ofertam bebedouros para os clientes, como cantinas, bufês, confeitarias, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais e congêneres. É necessário que estes estabelecimentos procurem conhecer as normas do Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação RDC 216/04, a fim de evitar autuações e penalidades.

Igrejas, cooperativas, bancos ou empresas privadas que tenham grande circulação de público e utilizam esse modelo de bebedouro de água gelada, também devem ficar atentos à manutenção e limpeza.