17 MAI 2017
18 de maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Acontece nesta quinta-feira, 18 de maio, de 8 às 17 horas, um dia de luta antimanicomial com o tema: "Faz escuro, mas eu canto: liberdade em todo canto".

A atividade será realizada na Praça Geraldo da Silva Maia, a Praça do Rosário, em uma parceria do Instituto Federal do Sul de Minas - IFSuldeMinas Campus Passos - e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos. Haverá exposição dos trabalhos realizados pelos dispositivos abertos da Saúde Mental, varal da poesia e apresentação de música elaborada pelos participantes do CAPS II juntamente com os professores do IFSuldeMinas Andrea Alves e João Marcos.

A luta antimanicomial é um movimento que compõe o cenário nacional de luta em prol dos direitos dos usuários e familiares a uma atenção digna dos serviços de saúde abertos, por meio de ações que se multiplicam e pautam pela criatividade dos protagonistas que buscam mudar o imaginário social sobre a loucura.

Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada nos preconceitos que cercam a doença mental.

As atividades de luta antimanicomial prosseguem até o dia 30 deste mês. Confira a programação completa:

I Movimento em Prol da Luta Antimanicomial de Passos-MG

18/05, de 9h às 17h: Movimento na Praça do Rosário com atividades artísticas e culturais

18/05, às 11h: Entrevista na Rádio Ind FM com a militante da Reforma Psiquiátrica e docente do IFSuldeMinas Campus Passos, Andréa Cristina Alves.

19/05 – Gincana com os usuários do CAPS II (Centro de Apoio Psicossocial) e CAPS-AD (Centro de Apoio Psicossocial – Álcool e Outras Drogas).

27/05 – Apresentação do Coral EnCANTO, durante a Conferência Municipal de Saúde, na Câmara Municipal.

29/05 – Participação na Tribuna da Câmara Municipal de Passos – Políticas de Saúde Mental na proposta da Atenção Psicossocial no município de Passos.

30/05 – Cine debate: “Nise – O coração da loucura”.