24 ABR 2017
Livro "A Deserção da História" foi lançado na Estação Cultura

Com palestra e autógrafos, o autor passense Gilberto Abreu apresentou sua mais recente obra

“A Deserção da História – Pós-modernidade e neoliberalismo como armas ideológicas do capitalismo global” foi o livro lançado na Estação Cultura na última quinta-feira, 20 de abril, com a presença de autoridades, apreciadores da literatura acadêmica, amigos e familiares do passense Gilberto Abreu. Radicado em Ribeirão Preto há mais de 40 anos, Abreu é professor universitário da área de Humanidades e autor de oito livros, com importantes premiações.

O livro é baseado em sua Tese de Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), quando recebeu a láurea Summa cum Lauda, máxima distinção universitária. "A Deserção da História" é o resultado da investigação sobre um conjunto de temas que emergem das contraditórias conjunturas, em que se avalia a perda do valor da historicidade nas teorias autoproclamadas como pós-modernas.

Segundo o autor, destacar o contexto atual como desapegado do passado e autogerador de um presente contínuo anula a prospectividade, o futuro, e nutre um mal disfarçado sentimento de desprezo pelo passado. A obra investiga essa questão, demonstra as suas balizas ideológicas e os os seus alicerces políticos. A obra provoca o leitor para uma reflexão sobre o neoliberalismo - uma corrente do campo da Economia - e o Pós-Modernismo - corrente da Cultura, como justificadores do capitalismo global.

"O professor Gilberto Abreu marcou minha fase de escola e a de inúmeras pessoas em Passos. Ele foi responsável por abrir muitas mentes", afirmou o diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de Passos, Carlos Jorge Ribeiro, o Caju Ribeiro, ressaltando sua emoção em receber o lançamento da obra na Estação Cultura.

O prefeito Carlos Renato Lima Reis, Renatinho Ourives, destacou a contribuição do autor Gilberto Abreu para a literatura e para a produção do conhecimento acadêmico. "É uma honra para Passos ter um pesquisador e autor como o Gilberto. Sua palestra foi uma verdadeira aula para todos nós", elogiou o prefeito ao término do evento.