18 ABR 2017
Gilberto Abreu lança livro na Estação Cultura em Passos

Evento acontece nesta quinta-feira, 20 de abril, às 20 horas

A Prefeitura de Passos, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer  (Secel) recebe nesta quinta-feira, 20 de abril, o lançamento do livro "A Deserção da História - Pós-modernidade e Neoliberalismo como Armas Ideológicas do Capitalismo Global", do autor Gilberto Abreu. O livro é uma publicação da Editora Appris.

Gilberto Andrade de Abreu é natural de Passos, Minas Gerais, reside em Ribeirão Preto há 40 anos e é professor universitário da área de Humanidades. Autor de oito livros - entre poemas, contos, romances e ensaios - possui premiações nacionais na área de Literatura, sendo a mais importante o Prêmio Guimarães Rosa de Romance, oferecido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, em 1990, pelo livro “Mande Beijos a Gardel”.

Foi ainda ganhador de mais de uma dezena de prêmios em Festivais de MPB como letrista, em parceria com o seu irmão, João Abreu, além de diversos sambas de enredo que se tornaram muito populares em Passos.

Exerceu diversos cargos públicos, em Passos e Ribeirão Preto, onde, além de ter sido Secretário da Cultura e do Meio Ambiente por duas vezes, foi vereador nos mandatos de 2004 e 2012.

É Doutor em Educação pela UNICAMP e foi Professor de História na UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Passos. Lecionou Geografia Geral por 25 anos no COC de Ribeirão Preto, além de ter ministrado também Cursos de Ciência Política, História, Sociologia, História das Ideias e Geopolítica, na Instituição Moura Lacerda, UNAERP e nas Faculdades Barão de Mauá.

O livro “A Deserção da História – Pós-modernidade e neoliberalismo como armas ideológicas do capitalismo global” é baseado em sua Tese de Doutoramento pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), quando recebeu a láurea Summa cum Lauda, máxima distinção universitária. Atualmente, prepara um novo romance “O Polidor de Lentes”, sobre o Século XVII – o Século de Ouro holandês, sobre o filósofo de origem portuguesa, Baruch Spinoza, um dos mais importantes da época de fundação da Modernidade

O evento de lançamento do livro “A Deserção da História” é aberto ao público interessado e acontece nesta quinta-feira, 20 de Abril, às 20h, na Estação Cultura em Passos (antiga estação ferroviária, próxima à Câmara Municipal).