18 ABR 2017
Iniciada campanha nacional de vacinação contra a gripe

De 17 de abril a 26 de maio a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos realiza a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em 13 de maio, dia nacional da vacinação contra a gripe, haverá horário de atendimento ampliado para a população. O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações por influenza.

Segundo informa o setor de Vigilância Epidemiológica da prefeitura, as vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pela Secretaria de Estado de Saúde. A administração local cabe ao Município, que deve seguir as normas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização, segundo o qual os grupos prioritários a serem vacinados são:

- crianças de 6 meses até menores de 5 anos,

- gestantes (em qualquer idade gestacional),

- puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto),

- trabalhador de Saúde (nos serviços públicos e privados),

- povos indígenas,

- indivíduos com 60 anos ou mais,

- população privada de liberdade,

- professores

- portadores de doenças crônicas, devendo esses apresentar prescrição médica no ato da vacinação nos postos de saúde onde já são cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do SUS.

A eficácia da vacina atinge de 70% a 100% das pessoas vacinadas. A contra-indicação da vacina é para pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina a manifestação. Para pessoas com história pregressa de síndrome de Guillain Barré (SGB) recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa de risco e benefício da vacina.

Após a vacinação, podem ocorrer em 10% a 64% dos pacientes dor e sensibilidade no local da injeção, eritema e enduração.  São manifestações benignas e autolimitadas, geralmente resolvidas em 48 horas.  Também podem ocorrer febre, mal estar e mialgia entre 6 e 12 horas após a vacinação e persistir por um a dois dias. Estas manifestações são mais frequentes em pessoas que não tiveram contato anterior com os antígenos da vacina.

A população geral formada pelos grupos prioritários em Passos, para 2017, é de 30.519 habitantes, sendo que a meta é atingir 27.468, o que corresponde a 90% desta população.

A seguir estão relacionadas as salas de vacinação em Passos e os respectivos telefones das Unidades de Saúde, para que o usuário possa se informar sobre os horários de atendimento de vacinação:

LOCAIS DE VACINAÇÃO DO DIA 17/04  A 26/05/2017:

Atenção: Os horários de atendimento são variáveis, informe-se na Unidade de Saúde mais próxima de seu endereço.

AMB. SÃO LUCAS

3522-7177

AMB. PENHA

3522-7151

AMB. COIMBRAS

3522-7374

PSF COIMBRAS II

3526-5317

AMB. SÃO DOMINGOS

3522-7149

AMB. NOSSA SENHORA APARECIDA

3521-4019

Especialmente no dia 13 de maio, haverá uma mobilização de 8h às 17h, com presença dos personagens “Maria Gotinha” e “Zé Gotinha” em visita às unidades de Saúde. Também está em elaboração uma escala para atendimento em mais cinco salas de vacinação do município no dia 13, além das seis salas do quadro anterior. A ampliação de atendimento das salas será divulgada posteriormente pela prefeitura.

A Vigilância Epidemiológica também informa que a imunização nas instituições que possuem a população prioritária estabelecida pelo Ministério da Saúde, assim como os pacientes acamados, receberão atendimento conforme escala de agendamento no decorrer do período da campanha.