13 ABR 2017
Encenação “A Paixão de Cristo” marca Semana Santa em Passos

Espetáculo promovido pela Prefeitura de Passos lota arquibancada e entorno da Praça Monsenhor Messias Bragança, comove o público e transmite mensagem de amor

Um vídeo de homenagem e despedida da equipe de produção e elenco do espetáculo “A Paixão de Cristo” ao ator Wellington Silva Realino abriu a noite de arte, fé, amor e perdão em Passos, na quarta-feira, 12 de abril. Wellington Yett, como era chamado pelos amigos, era membro do elenco e faleceu nas vésperas da encenação, vítima de violência. No vídeo, além do elenco, diversas pessoas pediram paz, um basta à violência que assola diversas cidades do nosso país e do mundo todo.

“A Paixão de Cristo – Renascer” é uma realização do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Passos. Com uma proposta retro-futurista, o enredo mescla um cenário que se passa no ano 2150 e os registros bíblicos, em uma produção ousada que recebeu elogios do público. A encenação começa com imagens de ataques em países e da violência de grupos extremistas, mostrando que devemos clamar pelo fim da violência e amar nossos semelhantes.

A encenação do espetáculo com 70 pessoas envolvidas na produção e elenco foi um show de interpretação, luzes, som e sensibilidade, contando a trajetória da personalidade mais importante do cenário mundial de todos os tempos, Jesus Cristo. E transmitiu ao público presente a necessidade de seguirmos os ensinamentos de Jesus e amar aos nossos semelhantes, transformando nosso redor em um ambiente melhor.

Thales de Carmo um dos diretores do espetáculo, destacou que “foi um trabalho muito prazeroso, no qual o elenco pode se aprofundar dentro da história e ter esse trabalho técnico de teatro, nestes dois meses de trabalho, com uma direção compartilhada por quatro diretores de cena - Thales de Carmo, Sandra Inez, Messias Maia Junior e Pedrinho Silva,  além do diretor de áudio Bábe Grilo.”

Para o diretor Thales de Carmo “foi um prazer trabalhar com o elenco e toda a produção, todos os envolvidos receberam total apoio da Prefeitura de Passos por meio do Departamento de Cultura e foi muito interessante fazer esse trabalho, foi um espetáculo preparado com muito amor, muito carinho para que o público possa gostar, se emocionar e refletir”.

Ainda segundo um dos diretores, muitos atores pisaram no palco pela primeira vez e foi muito tranquilo, todos ficaram muito empolgados com a estreia, emocionados, trocaram experiências e toda a produção espera que seja um espetáculo para entrar para a história.

Para o jovem ator de 21 anos Matheus Piotto Bueno, que interpretou Jesus no espetáculo, “foi um momento muito especial, um aprendizado enorme e um presente, tão jovem poder pegar um papel com uma responsabilidade dessa, de uma energia dessa, uma experiência sem tamanho e que ele não estaria ali também sem todo o elenco e a produção que compuseram a peça e que fizeram o espetáculo se tornar lindo e emocionante”.

Aline Alux, que interpretou Maria, volta aos palcos depois de ter tido algumas experiências com o teatro na adolescência. Disse que “ficou assustada com o convite pela responsabilidade do papel de interpretar a mãe de Jesus Cristo, que as oficinas e ensaios a fizeram superar a timidez e que esse trabalho purifica a alma do ator e traz uma mensagem de que devemos colocar mais amor ao coração”. Disse também que o elenco ficou muito unido, integrado e que foi uma “experiência fantástica, tendo sido fundamental o suporte da Prefeitura de Passos para a realização da encenação da paixão.”

Sérgio de Oliveira Sofiati, técnico do IBGE e professor de inglês, morador do bairro Vila Rica, assistiu pela primeira vez ao espetáculo da encenação da vida de Cristo e relatou que achou “muito bonito, gostou do profissionalismo da produção e do elenco, da qualidade dos atores, do enredo da maior história de amor, as luzes, o cenário, e que o depoimento comovente da mãe do ator assassinado no final do espetáculo foi algo que nos assusta mas que nos faz pensar”. “Vou para casa em paz com a mensagem de amor transmitida”, afirmou.

Wilson Crivelin Júnior, produtor de som, também assistiu à estreia e classificou as interpretações, o figurino, os cenários, a luz, a trilha sonora e o som estéreo como primorosos. “Parabéns a todos que se envolveram e se doaram para a realização deste espetáculo. Um espetáculo sintonizado com o século 21, suas benesses e mazelas. Sem sombra de dúvida, um marco na história do teatro público em Passos”, elogiou.

Carlos Jorge Ribeiro, o Caju Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura, avaliou a estreia do espetáculo como linda, emocionante, e destacou a homenagem ao ator falecido que foi feita com o coração. “O teatro tem isso, ele consegue tirar da dor, a arte, e consegue emocionar as pessoas”, afirmou.

O prefeito Renatinho Ourives parabenizou toda a equipe do Departamento de Cultura pelo belo espetáculo produzido e “desejou à toda a população de Passos que tenha fé, esperança e coragem e que juntos vamos transformar nossa cidade de Passos”.

Nesta quinta-feira, 13 de abril, acontece a segunda e última apresentação de “A Paixão de Cristo – Renascer”, no adro da Igreja Matriz de Passos, às 21h30, aberta ao público.

13/04/2017
Encenação “A Paixão de Cristo” marca Semana Santa em Passos