13 ABR 2017
Município de Passos prepara sua conferência de saúde

Participação popular na valorização e avanços na conquista de um sistema público e universal de saúde é o eixo central da Conferência Municipal de Saúde em Passos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos, o Conselho Municipal de Saúde e as comissões de representantes da sociedade civil concluíram as últimas definições para a realização da Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 27 de maio de 2017, às 8h, na Câmara Municipal de Passos.

O objetivo da Conferência Municipal de Saúde é apresentar à Comissão Organizadora das Etapas Estaduais das Conferências de Vigilância em Saúde e Saúde da Mulher, as propostas prioritárias para o fortalecimento dos programas e ações de cada eixo discutido.  No encontro municipal, também serão eleitos os delegados e suplentes que participarão da conferência estadual em Vigilância em Saúde programada para acontecer entre os dias 28 e 30 de setembro.

O plano de ações da conferência foi apresentado à imprensa local durante encontro no dia 29 de março. A Secretária de Saúde, Elexandra Helena Bernardes, explanou que o processo deve se iniciar a partir de um momento descentralizado de discussão.

Para isso, serão realizadas pré-conferências em diferentes bairros de Passos, quando serão formados grupos de trabalho para discutir cada eixo a ser tratado na conferência municipal: Eixo 1 - Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS público de qualidade; Eixo 2 - Participação Social no fortalecimento da Vigilância em Saúde; Eixo 3 - Políticas públicas para a mulher e a participação social; Eixo 4 - Atenção Primária à Saúde: Acesso e qualidade; Eixo 5: Acolhimento e Humanização da Saúde; Eixo 6: Redes de Atenção à Saúde: Estrutura, Apoio e Logística.

“Os encontros nos bairros têm o propósito de fazer uma escuta da população acerca dos processos e serviços de Saúde”, afirmou Elexandra Bernardes. A secretária explicou que em cada pré-conferência também serão eleitos representantes dos bairros para participar da conferência municipal, que por sua vez elegerá delegados para representar Passos na etapa estadual. A delegação que representará o município deverá ser composta por 50% de membros da população, 25% de membros dos trabalhadores da Saúde, e 25% de representantes da gestão municipal e prestadores de serviços de Saúde.

Durante o encontro com a imprensa, a vereadora Maria Aparecida dos Reis Jerônimo, Dona Cida, ressaltou a importância de ter no país um sistema público e universal de saúde, o que segundo a vereadora "é uma conquista dos brasileiros e brasileiras e deve ser valorizado, aprimorado, corrigindo as falhas e que para isso é essencial que a população participe ativamente dos processos de gestão de saúde dos quais a população é a grande beneficiada".

Também presentes no encontro com a imprensa, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ângela Vaz, e o presidente da União das Associações de Bairros de Passos, Dione José de Paula, apontaram que o município vive uma oportunidade de diálogo para a melhoria dos serviços públicos. Segundo eles, prefeitura tem mantido abertura para acolher as opiniões e reivindicações da comunidade.

Foram ressaltadas outras questões que contribuem para a saúde da população, como a busca de ampliação do saneamento básico do município, e uma política de segurança alimentar,  que é uma das prioridades da Prefeitura de Passos, por meio da reabertura do Restaurante Popular, dando acesso a uma alimentação saudável em condições acessíveis, combatendo os índices de desnutrição da população.

A Secretaria de Saúde e as comissões de organização da Conferência Municipal de Saúde convidam as associações de bairro para mobilizar a população para que possam comparecer às pré-conferências, apresentando e debatendo propostas para a Saúde no município. A seguir, as datas e locais das pré-conferências:

08/05, 19h – UBS Jardim Canadá

09/05, 19h – Auditório do CEREST/Bairro Novo Horizonte