13 ABR 2017
Passos implanta educação empreendedora na rede municipal de ensino

Profissionais da Educação das 22 escolas municipais de Passos participaram na noite de quarta-feira, 12 de abril, de um seminário que lançou o Programa de Educação Empreendedora, Financeira e Cooperativista na rede pública. Cerca de 500 participantes compareceram à Câmara Municipal para conhecer a proposta de cultura empreendedora, que também está em implantação na rede pública estadual, em escolas particulares e na UEMG Unidade Passos (Universidade do Estado de Minas Gerais).

O evento foi presidido pelo secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Michael Silveira Reis, com a presença do prefeito Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives; da presidente da Câmara Municipal Isabel Ribeiro; da diretora do departamento de Educação da prefeitura, Eunice Blanco; do diretor da 27ª Superintendência Regional de Ensino Ricardo Medeiros Teixeira; da assessora de ensino da rede municipal Zineti Guimarães Rattis; da assessora de projetos da prefeitura Marisa Lemos, responsável por articular a implantação da Educação Empreendedora no município; da analista técnica do Sebrae Minas, Fabiana Rodrigues Rocha; e do presidente da cooperativa Sicoob Saromcredi, João Carlos Leite.

Primeira palestrante da noite, Fabiana Rocha apresentou os objetivos e o funcionamento do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae (PNEE). Segundo este programa, “a sociedade contemporânea vem cada vez mais exigindo pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, que tenham capacidade de aprender e adaptar-se a situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações”.

Com conteúdos adaptados para o ensino infantil, fundamental, médio e superior, o PNEE promove e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação.

Fabiana destacou a importância do protagonismo para a transformação social. “Todos temos que ser protagonistas para desenvolver a cidade onde vivemos: os professores, os alunos, os gestores municipais, os empresários”, afirmou. A analista técnica do Sebrae informou que a meta é levar a cultura empreendedora para as 22 escolas, e duas delas já iniciam o trabalho nos dias 18 a 20 de abril, a Escola Municipal Prof.a Amélia Jabace e a Escola Municipal Ananias Emerenciano Campos. A implantação do programa pelo Sebrae não tem custos para o Município.

Na sequência, o presidente da Sicoob Saromcredi João Carlos Leite apresentou o tema “O Cooperativismo como agente de desenvolvimento local”, em que relatou a história de como o município de São Roque de Minas se desenvolveu a partir da mobilização da comunidade para criar uma cooperativa de crédito. Leite também destacou o novo cenário que exige uma nova postura profissional, empreendedora e protagonista, e provocou o público presente a refletir que, em vez de reclamar do lugar onde vivemos, devemos agir para transformar a nossa própria realidade.

Na tarde que antecedeu o seminário, João Carlos Leite e membros da equipe da Sicoob Saromcredi estiveram na prefeitura, onde conversaram com o prefeito, a Chefe de Gabinete Olga Bastos, o secretário de Educação Michael Silveira Reis, o secretário de Fazenda Clever Nascimento e o diretor de Esporte Flávio Sarno. O grupo apresentou ao Município dados da unidade da cooperativa, recém-instalada em Passos, e convidou a Administração Municipal a visitar São Roque de Minas para conhecer pessoalmente os resultados e benefícios da educação empreendedora na escola.