07 ABR 2017
Depressão é tema do Dia Mundial da Saúde

Prefeitura e IFSuldeMInas desenvolveram ações de prevenção na praça do Rosário

A data de 7 de abril foi escolhida como Dia Mundial da Saúde, criado com a finalidade principal de conscientizar a população sobre aspectos envolvidos com a saúde dos indivíduos. Para marcar a data, equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos, em parceria com o Instituto Federal Sul de Minas - Campus Passos, realizaram ações de prevenção na praça Geraldo da Silva Maia, a praça do Rosário.

A cada ano, um tema relacionado com a saúde é escolhido e abordado ao redor do mundo por meio de campanhas de conscientização. Em 2017, o tema escolhido foi a depressão.

Em Passos a atividade aconteceu no dia 6 de abril, aproveitando o grande fluxo de pessoas que se reúnem na ‘feira do pastel’ da praça do Rosário, toda quinta-feira. De 14h às 21h, os profissionais de saúde distribuíram panfletos visando à conscientização dos presentes para prevenção e tratamento de depressão, diabetes, hipertensão e febre amarela.

Além das orientações à população, os profissionais aferiram a pressão arterial e realizaram testes de glicemia e antropometria. Durante a iniciativa houve também a realização de atividade física com dança coordenada pela equipe de profissionais do NASF.

Sobre a depressão

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que no mundo 322 milhões de pessoas apresentam algum quadro relacionado à depressão. Cerca de 11,5 milhões de brasileiros sofrem com a doença.

A queda da produtividade e as doenças vinculadas à depressão tem um alto custo global, que a OMS calcula em um trilhão de dólares por ano, além do fato de que o aumento da incidência de suicídios preocupa as famílias.