27 MAR 2017
Secretaria de Saúde divulga índice rápido de Aedes em fevereiro

O Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Passos no mês de fevereiro aponta um índice de 4,5% de presença de focos de larva do mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela.

O índice é superior ao primeiro resultado de 2017, que foi de 1,7%. No entanto, este aumento já era esperado, uma vez que esta época do ano é caracterizada por maior concentração de chuvas e temperaturas elevadas, favorecendo o acúmulo de águas, que constitui ambiente favorável à proliferação do mosquito e consequente aumento no índice de infestação.

Cabe esclarecer que este valor, apesar de elevado, foi menor que os encontrados em outras cidades polos que compõem as regiões de saúde Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso, cujos índices foram superiores a 6%.

Outra informação que faz referência à notificação dessas quatro doenças, registrada pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Passos, é a queda de mais de 50% do número de casos, entre os anos de 2016 e 2017, que podem ser evidenciados pelo registro de 155 casos, notificados nos meses de janeiro e fevereiro de 2016, para 65 casos, no mesmo período, em 2017.

Para apurar as causas desses resultados, a Secretária de Saúde da Prefeitura de Passos, Elexandra Bernardes, reuniu-se com os coordenadores das equipes de Combate às Endemias e com representantes da Superintendência Regional de Saúde. Assim, organizaram um plano de ação em que se redimensionará o número de imóveis por Agente de Combate às Endemias (ACE), conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, em que cada ACE deve visitar de 800 a 1000 imóveis, no período de aproximadamente 60 dias, que corresponde a um ciclo, sendo esta uma definição para os 50 ACEs já atuantes no município.

Devido ao aumento no número de imóveis, será feito o chamamento de mais 10 ACEs aprovados no último concurso realizado pela Prefeitura Municipal, que garantirá a cobertura de 100% dos imóveis.

Outras medidas definidas pelo plano de ação são: fortalecer o monitoramento do número de visitas realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias e por seus supervisores; intensificar a vigilância do número de casos notificados de tais doenças transmitidas pelo mosquito; instituir um programa continuado de Educação Permanente de todos os profissionais que atuam junto à equipe do Núcleo de Zoonoses; realizar mutirões para eliminação de focos nas áreas de maior infestação; aumentar as ações de mobilização social, especialmente através de ações junto às escolas; constituir o comitê municipal de combate à dengue.

Também se considerou no Plano de Ação a importância de se manter a divulgação das medidas preventivas à população para que todos participem ativamente do combate ao Aedes aegypti. A Secretaria de Saúde reforça as ações a serem mantidas pela comunidade:

1) manter os domicílios, locais de trabalho e áreas públicas livres de objetos que possam acumular água;

2) ficar atento aos bebedouros dos animais de estimação;

3) eliminar objetos como garrafas, latas e outros que acumulam água;

4) manter a caixa d’água sempre tampada e as calhas sem entupimentos;

5) retirar e eliminar os pratinhos dos vasos de plantas;

6) realizar controle adequado das piscinas, seguindo orientações de um profissional.