15 MAR 2017
Projeto que visa ressocializar adolescentes é apresentado em Passos

´Jovem Cidadão´ é uma parceria entre Município, Governo do Estado e Polícia Militar

Ressocializar adolescentes em conflitos com a lei é o objetivo do Projeto Jovem Cidadão, que foi apresentado à comunidade na manhã desta terça-feira, 14 de março, por meio de parceria entre Prefeitura de Passos, 12o Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais e Governo do Estado.

Idealizado pelo Tenente Thiago Henrique Salgado, comandante da 77ª Companhia de Polícia Militar de Passos, o projeto será conduzido pelo Programa de Atendimento das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, serviço referenciado ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), órgão ligado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Passos.

O lançamento do projeto foi iniciado com solenidade militar, com as presenças do Subsecretário da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), Danilo Emanuel de Oliveira Santos de Treminio Salas; do prefeito de Passos Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives;  do Diretor de Instrumento de Gestão e Planejamento Ambiental do Estado de Minas, Fernando de Carvalho Porto; da Diretora da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Lúcia Helena Rodrigues;  do Secretário de Assistência Social da Prefeitura de Passos, Gilberto Ribeiro; da juíza da 2ª Vara Criminal e da Infância e Juventude de Passos, Aline Martins Stoianov Bortoncello; do Promotor de Justiça da Infância e Juventude Éder da Silva Capute; do defensor público Carlos Alberto Thomazelli Penha; dos vereadores Erivelton Lemos Santana, Maria Aparecida dos Reis Jerônimo e Aline Gomes Macedo; do representante da Loja Maçônica Deus Justiça e Fraternidade Rafael Florentino da Silva, e pela Loja Maçônica Deus, Universo e Virtude, Antônio Rodrigues de Oliveira Nunes; dentre outros representantes de instituições governamentais e da sociedade civil.

Após a solenidade, os convidados seguiram para o auditório do 12º Batalhão da PM, onde foi apresentado e comentado o Projeto Jovem Cidadão. Conforme explanou o Tenente Salgado, o objetivo é o acompanhamento social a esses socioeducandos durante o cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade. O projeto visa à inserção dos adolescentes em outros serviços e programas socioeducacionais e de políticas públicas setoriais, envolvendo suas famílias nas atividades multidisciplinares, trabalhando a responsabilização do socioeducando como forma pedagógica, e não punitiva.

Os socioeducandos receberão assistência nas áreas de psicologia, serviço social, pedagogia, terapia ocupacional e direito, além de acompanhamento escolar, oficinas em diversas modalidades e atividades de inclusão produtiva, esporte, cultura e lazer. Auxiliar o socioeducando nas questões voltadas à introdução ao mercado de trabalho também é meta do projeto.

Com a implantação do projeto, devem-se criar condições para a construção e reconstrução de projetos de vida que visem à ruptura desses adolescentes com a prática do ato infracional, gerando uma sensação de bem-estar e tranquilidade à sociedade.

“Passos está dando um importante passo para a segurança e o desenvolvimento social”, afirmou o subsecretário Danilo Salas. O representante da Suase parabenizou os envolvidos no projeto e enfatizou a importância da integração de forças das diferentes instituições.

Representantes da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/Unidade Passos e de diversas instituições da sociedade civil como Rotary, ACASPO, SAMP e Clube Desbravadores, estão envolvidos no projeto, que abordará os tópicos: Introdução ao Mundo do Trabalho; Indivíduo e Núcleo Familiar; Escotismo; Indivíduo e Sociedade; Práticas Desportivas; Gênero e Saúde; Comunidade e Cultura; Saúde Pública, Práticas Musicais; Indivíduo e Escola.

Para participar da implantação do projeto, foram selecionados 20 socioeducandos com idades entre 12 e 21 anos encaminhados pelo Poder Judiciário e Ministério Público ao CREAS. As atividades têm início em maio, com calendário de aulas semanais.