09 MAR 2017
Prefeitura de Passos promoveu atos de homenagem às mulheres

Banda de música da PM, café empresarial e evento 'Soul Mulher' marcaram o dia da mulher

A manhã de quarta-feira, 8 de março, foi iniciada com atos que celebraram o Dia Internacional da Mulher em Passos. Às 9h, a Banda de Música do 12º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais se apresentou em frente à Casa da Cultura de Passos, a convite do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Com repertório que incluiu músicas populares brasileiras, como as de Caetano Veloso e Milton Nascimento, e o ´parabéns para você´, os militares músicos receberam as mulheres que chegavam à Casa da Cultura e aos estabelecimentos comerciais das proximidades. Após, a banda desceu a rua Presidente Antônio Carlos, para também prestigiar as trabalhadoras daquela via de comércio.

Café com empreendedoras

No anfiteatro da Casa da Cultura, o prefeito Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, recebeu empresárias, vereadores, dirigentes de instituições de ensino, de instituições sociais e da imprensa, para o evento ´Café com o Prefeito´, promovido pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Passos (ACIP).

“Este é um momento para abrirmos as portas da Prefeitura para a comunidade. Uma vez por mês, vamos receber grupos dos diferentes segmentos do município, para fazermos um mandato participativo”, explicou o prefeito Renatinho Ourives, em sua fala de boas vindas.

Conforme explicou o chefe do Executivo, por ser iniciado no mês da mulher, o ‘Café com o Prefeito’ foi realizado no dia 8 de março como forma de homenagear representantes das mulheres nos negócios, nos empreendimentos sociais e na gestão pública. O prefeito parabenizou as convidadas, ressaltou a importância do empoderamento das mulheres, de sua participação e contribuição para a sociedade.

Participaram do encontro cerca de 50 pessoas. Na mesa de honra, o prefeito Renatinho Ourives recebeu a presidente da Câmara Municipal, Isabel Ribeiro; a chefe de gabinete do Município, Olga Bastos Oliveira; o secretário municipal de Planejamento e presidente da ACIP, Renato Mohallem Santiago; o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Frank Lemos Freire; o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Michael Silveira Reis; e a palestrante convidada pela ACIP, Neuza Franklin Furtado. Psicóloga, pedagoga e coaching, Neuza Furtado falou às mulheres convidadas sobre o dia internacional da mulher, sobre a importância dos cuidados consigo mesma e de cultivar a autoestima.

Reforma da lei do Conselho Municipal da Mulher

Na noite do dia 8, durante o evento ‘Soul Mulher’, o prefeito Renatinho Ourives e o secretário municipal de Assistência Social Gilberto Donizete Ribeiro assinaram uma portaria que nomeia uma comissão para tratar da reconstrução do marco legal do Conselho Municipal da Mulher.

Acompanharam o ato de assinatura a Chefe de Gabinete Olga Bastos Oliveira, a vereadora Maria Aparecida Jerônimo dos Reis, a Dona Cida, e representantes de movimentos sociais do município.

Formada por dois membros da sociedade civil e dois membros do governo municipal, essa comissão, juntamente com a Procuradoria do Município, deverá adequar a lei deste conselho à nova legislação. A proposta da comissão foi feita em fevereiro, durante reunião do Executivo com a vereadora Dona Cida e o Coletivo de Mulheres de Passos. Foi estabelecido o prazo de 30 dias para submeter à Câmara Municipal a reforma da lei.

Iniciativa da sociedade civil que chega à sua terceira edição, o evento ‘Soul Mulher’ é organizado por coletivos femininos e neste ano recebe apoio do mandato popular da vereadora Dona Cida, do movimento Fortes Sudoeste-MG e da Prefeitura de Passos.

O evento realizará outros três encontros durante esse mês de março: dia 14, às 19h30, no CRAS Santa Luzia; dia 16, às 19h30, no CRAS São Francisco; e dia 21, também às 19h30, no CEREST Novo Horizonte. Em todos os encontros acontecerão roda de conversa sobre violência contra a mulher, intervenções artísticas e dinâmicas.

09/03/2017
Prefeitura de Passos promoveu atos de homenagem às mulheres