08 MAR 2017
Prefeitura de Passos relança projeto ´Pipoca e Bala Pipper´ na Casa da Cultura

Graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Passos, os frequentadores das sessões do projeto Pipoca e Bala Pipper podem continuar apreciando as exibições recheadas de produções cinematográficas toda terça-feira, às 20h, no anfiteatro da Casa da Cultura.

O projeto Pipoca e Bala Pipper, idealizado pelo cinegrafista passense Itamar da Silva Bonfim, tem como objetivo levar à população filmes clássicos do cinema mundial, tendo sido iniciado em 1999. O projeto funcionou por muitos anos na Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp).

Em cerimônia de relançamento ocorrida na Casa da Cultura, em 7 de março,  o Pipoca e Bala Pipper foi incorporado às atividades do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Em um cenário especialmente preparado para o evento, com iluminação, cortinas e tapete vermelho, o público foi recebido pelo diretor do Departamento de Cultura, Carlos Jorge Ribeiro, o Caju Ribeiro, acompanhado do prefeito municipal Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives; do Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Michael Silveira Reis; da diretora do Departamento de Educação Eunice Blanco Pereira Lima; e do cinegrafista Itamar Bonfim e sua esposa Fátima Bonfim.

O Prefeito Renatinho Ourives destacou a importância do projeto para a cidade e parabenizou as mulheres pela comemoração do Dia Internacional da Mulher, em semana repleta de eventos voltados a elas.

O Diretor de Cultura Caju Ribeiro enfatizou a importância de a prefeitura encampar esse projeto,  que já tem 17 anos: " o Município deve ser o mantenedor desse tipo de projeto, que é um orgulho para Passos ". Ainda segundo o diretor, "a cidade tem que honrar e dar a verdadeira importância para seus artistas, e o Itamar Bonfim é um desses grandes artistas do Município".

A cerimônia de relançamento do Pipoca e Bala Pipper lotou o anfiteatro da Casa da Cultura.  O idealizador Itamar Bonfim agradeceu o apoio da Prefeitura de Passos nesta nova fase do projeto, em especial pelo empenho do Diretor de Cultura Caju Ribeiro.

Na sessão de estreia na Casa da Cultura, o cineclube exibiu um breve documentário acerca da história do cinema, que destacou invenções como o cinetoscópio, patenteado por Thomas A. Edison, que consistia em um filme perfurado, projetado em uma tela no interior de uma máquina, na qual só uma pessoa poderia assistir em cada apresentação.

Foi no final do século XIX, em 1895, na França, que os  irmãos Lumière inventaram o cinema. A primeira sessão paga de cinema aconteceu em 22 de março de 1895, com exibição de dez curta-metragens com cenas do cotidiano.

Georges Méliès construiu o primeiro estúdio de cinema da Europa, em 1897, e foi considerado o pai dos efeitos especiais, produzindo mais de 500 filmes.

Ao final do relançamento do projeto, o público presente se manifestou, entre eles, o advogado e geólogo Jair Coelho Lemos, tradicional frequentador das sessões do projeto Pipoca e Bala Pipper.  "O cinema é uma ótima distração e o cinegrafista Itamar Bonfim e o falecido ator e diretor Gustavo José Lemos sempre tiveram papel fundamental no município, em divulgar a sétima arte para população passense", ressaltou Lemos.

As sessões do cineclube Pipoca e Bala Pipper serão realizadas toda terça-feira, às 20h, no anfiteatro da Casa da Cultura, na Praça Geraldo da Silva Maia – a Praça do Rosário - com entrada gratuita para toda a população.