06 MAR 2017
Município de Passos credencia empresas para manutenção de veículos leves

Processo de credenciamento ajuda a fomentar a economia local e deve melhorar qualidade dos serviços prestados

Empresas locais interessadas em prestar serviços de manutenção preventiva e corretiva em veículos leves da Frota Municipal podem participar do Edital de Credenciamento nº 001/2017 publicado pela Secretaria de Administração de Passos.

As empresas interessadas em se credenciar deverão agendar previamente no Setor de Licitações, de 06 a 10 de março de 2017, entre 8h e 13h, a visita em seus estabelecimentos, onde serão executados os serviços prestados para o Município.

Já no período de 13 a 21 de março, de 8h30 às 13h00, na sala n.º 309, Setor de Licitações, 3º andar da sede da Prefeitura de Passos (Praça Geraldo da Silva Maia, 175), as empresas candidatas devem apresentar a documentação exigida pelo edital, que está disponível no site da prefeitura em:

O credenciamento é um sistema pelo qual se efetiva uma contratação direta, onde o Poder Público não seleciona apenas um participante, mas sim pré-qualifica todos os interessados que preencham os requisitos previamente determinados no ato convocatório.

Tal procedimento assegura tratamento isonômico aos interessados na prestação de serviços, negociando-se as condições de atendimento e possibilita uma melhor qualidade dos serviços, além de menor preço.

“Além da legitimidade do processo, com isso damos ampla possibilidade de participação às empresas da cidade, favorecendo o trabalho e a renda para a população local”, afirma o Secretário Municipal de Administração, Alexandre de Almeida.

Esse é o primeiro processo de credenciamento de prestadores de serviço para o município e funcionará como piloto para outras contratações. Segundo o Secretário Alexandre de Almeida, a ação foi discutida conjuntamente com a equipe do Setor de Licitação, que vem trabalhando na modernização e organização dos processos de compras.

Conforme explica a equipe de Licitação, na modalidade pregão é selecionado apenas um fornecedor, pelo critério de menor preço, e muitas vezes a prefeitura corre o risco de contratar um serviço ineficiente que não atende às demandas do Município.

A expectativa ao se adotar o processo de credenciamento é a melhora na qualidade dos serviços prestados. Conforme previsto em edital, o Município escolhe o critério de contratação dos fornecedores, proporcionando a participação de várias empresas e também ampliando a oferta de serviços especializados. Os serviços serão contratados na forma de rodízio entre os credenciados, com transparência no processo e igual oportunidade de prestação de serviços pelos participantes.

Os contratos de credenciamento vigorarão pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogados por prazos iguais e sucessivos, a critério da Administração, até o limite de 60 meses. Os serviços contratados ao longo do período serão supervisionados por mecânico e operador, servidores da prefeitura. Ainda nesse mês deve ser publicado edital de credenciamento também para frota de veículos pesados.

Mais informações ou esclarecimentos podem ser obtidos no Setor de Licitações da Prefeitura de Passos, telefone 3522-7223.