Na segunda-feira, 20, a Comissão para Qualificação da Unidade de Pronto Atendimento de Passos (UPA) compareceu à unidade onde permaneceu durante todo o dia para fazer a avaliação dos processos de atendimento. Para receber a comissão na abertura dos trabalhos, às 8 horas, compareceram o Prefeito de Passos Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives; o Vice-Prefeito Marcos Antônio Marques da Silva, o Marcos Salutti; e a Secretária Municipal de Saúde, Elexandra Bernardes.
Instituída neste último mês de janeiro pela Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a comissão reúne membros externos que têm o objetivo de realizar um diagnóstico da UPA e propor intervenções. Participam da comissão representantes do Conselho Municipal de Saúde, profissionais da Saúde especialistas em Urgência e Emergência, professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e o Ministério Público, com participação efetiva do Promotor de Justiça Eder da Silva Capute, inclusive nas visitas ‘in loco’.
"O trabalho da comissão será de relevante auxílio na correção dos processos e na acolhida dos pacientes. Após esse primeiro relatório de diagnóstico, sugiro a instalação de um fórum permanente de discussão sobre a Saúde no município, um instrumento importante para nortear o Prefeito e a Secretária de Saúde nas decisões", recomendou o promotor Eder Capute.
Os representantes do Conselho Municipal de Saúde reivindicaram que esse processo de qualificação seja aplicado às Unidades Básicas de Saúde, para que toda a rede de serviços atenda com qualidade. "Vamos, sem dúvida, estender esse trabalho de qualificação para as Unidades Básicas, para ter resolutividade em toda a estrutura de atendimento de Saúde para a população", afirmou o prefeito.
A Secretária Municipal Elexandra Bernardes ressaltou a importância do trabalho: “Nossa expectativa é envolver a área técnica e a comunidade no processo de diagnóstico, planejamento, monitoramento e avaliação das ações e serviços. Por meio desta comissão, daremos transparência aos processos de organização e estabeleceremos ações factíveis de serem executadas”.
A avaliação 'in loco' realizada pela comissão externa utilizou o instrumento do Programa Nacional de Acreditação de Serviços de Saúde (PNASS), do Ministério da Saúde, que avalia as diferentes dimensões da qualidade e efetividade no atendimento.
"O dia de trabalho da comissão foi muito proveitoso. Os membros da comissão emitirão nos próximos dias o relatório que apontará todas as melhorias necessárias", informou a coordenadora de Enfermagem da UPA, Gisele Graziella de Paula Silva.