A Prefeitura de Passos realiza no próximo dia 16 o lançamento do livro “O sentido das águas”, que dá sequência às publicações “Caminho sobre as águas” e “Águas da esperança”. A obra é a mais recente produção da Editora Plusinfo, e foca os municípios de Passos, Alpinópolis, São João Batista do Glória e Delfinópolis, expondo a história, cultura, natureza e ação do homem na região.
“O projeto tem a proposta de perpetuar as referências históricas e culturais dos municípios mineiros por meio de registros que valorizam seu povo, tradições e ambiente. O primeiro livro tratou as cidades de Formiga, Capitólio, Pimenta e Guapé. O segundo teve sob a mira das lentes: Boa Esperança, Três Pontas e Varginha. Agora viemos explorar as belezas das margens do lago de Furnas e Rio Grande”, explica o produtor Luiz Ricardo Silva, que traz da capital mineira a equipe que trabalhou na elaboração, edição e finalização do livro.
Seguindo a mesma linha editorial dos anteriores, “O sentido das águas” continua na proposta artística fotográfica, mas desta vez dando oportunidade para os fotógrafos da região e também para os vencedores do concurso “Sentido do Olhar”, que tiveram suas fotos publicadas e integrarão a exposição lançada junto ao livro. “O principal objetivo deste concurso foi ampliar o reconhecimento e pertencimento da comunidade pela sua trajetória, fazendo com que ela própria voltasse seus olhares para as cidades e registrasse os seus arredores, reforçando sua identidade cultural”, complementa Luiz Ricardo Silva.
O premiado fotógrafo José de Paula Silva, professor da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Passos, é um dos nomes que se somaram à produção. “Ao definirmos a realização do livro, a primeira ideia que veio foi: temos que construir algo especial, que faça valer o ditado de que uma imagem vale mais que mil palavras. Boa parte das minhas fotos foi feita exclusivamente para o projeto e a mágica do livro é eternizar na fotografia - uma fração de segundos tão rápida que mal percebemos – a beleza que temos ao nosso redor”.
A parceria com a Prefeitura Municipal permitiu que o lançamento oficial do livro acontecesse em Passos, na Estação Cultura. “A presença da nossa cidade neste belo livro de fotografias da região é uma grande satisfação para nós. A Prefeitura de Passos é parceira de iniciativas como essa, que além de retratar nossas riquezas, também valoriza os nossos artistas que têm esse olhar diferenciado. A Cultura é alicerce para o nosso desenvolvimento e por isso contamos com um diretor que tem todo o conhecimento técnico, o nosso Caju Ribeiro, que também conta com todo o apoio do Secretário Municipal de Educação, Michael Silveira", afirma o prefeito de Passos Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives.
O Diretor Municipal de Cultura Carlos Jorge Ribeiro, o Caju Ribeiro, prepara a cerimônia de lançamento e reafirma seu compromisso com o trabalho direcionado à retomada da vocação cultural da cidade. “Quando penso em fotografia, logo vem aquela frase que fala ‘os olhos são a janela da alma’. Que honra minha terra ser reproduzida com essa alma tão linda! Fico encantado! E acredito que este encanto melhora e evolui a humanidade”.
Fotógrafos, autores, personagens, consultores, colaboradores, patrocinadores e os participantes do concurso “Sentido do Olhar” estarão presentes no evento de lançamento do livro. A produtora cultural Kívia Oliveira, passense que assina pesquisa, textos e tem imagens no livro, convida: “a Estação Cultura vai ser novamente um portal de viagem. Queremos receber filhas e filhos da nossa querida terra para podermos celebrá-la e revivê-la”.
O lançamento do livro “O sentido das águas” acontece no dia 16 de fevereiro, na Estação Cultura de Passos, às 20 h.