03 FEV 2017
Palestra para educadores abre ano letivo na rede pública municipal

Na manhã desta quinta-feira, 2, na Câmara Municipal de Passos, cerca de 500 profissionais de Educação das 22 escolas municipais participaram de solenidade de abertura oficial do ano letivo de 2017. A semana está sendo dedicada a preparativos internos das escolas, que recebem mais de 7.500 alunos a partir do dia 6.

Diretores e professores foram recebidos com um café de confraternização, que contou com um momento cultural de música e arte circense, proporcionado pelo Departamento Municipal de Cultura. Logo após foi formada a mesa de solenidade do evento, com as presenças do prefeito Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives; do vice-prefeito Marcos Antônio Marques da Silva, o Marquinho Salutti; do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Michael Silveira Reis; do vice-presidente da Câmara Municipal Alex Bueno; do Diretor da Superintendência Regional de Ensino Ricardo Medeiros; da diretora do departamento de Educação, Eunice Blanco; da Assessora Educacional da Rede Municipal de Ensino Zineti Guimarães Rattis; e do palestrante Plínio Oliveira.

Também estiveram presentes o Secretário Municipal de Administração Alexandre de Almeida, o Controlador Geral do Município Marcos Geraldo Baldini, o diretor do Departamento de Cultura Carlos Jorge Ribeiro, o Diretor de Esportes Flávio Sarno, os vereadores Erivelton Lemos, Rodrigo Maia e Maria Aparecida Reis Gerônimo, a presidente do Conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) Marli Dias, e a presidente do Conselho Municipal de Educação Cláudia Andrade.

O prefeito Renatinho Ourives afirmou que “o dia é muito significativo, pois é dada a largada de mais um ano de um trabalho que é capaz de transformar as pessoas e o mundo, que é o ensino, a educação”. O prefeito de Passos destacou a importância dos professores e que “é dada a eles a nobre missão de formar a base da sociedade”. Segundo ele, “se cada pessoa alcança sucesso na vida, é resultado do trabalho de um professor”.

O Chefe do Executivo passense pediu a colaboração de todos os profissionais para uma educação de excelência em Passos, o que se reverterá em desenvolvimento do Município. Acrescentou que a Administração Municipal reconhece o valor do professor e que esse reconhecimento virá em medidas como a reformulação do Plano de Carreira dos profissionais de educação, com avaliação de desempenho revertida em gratificação.

O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Michael Silveira Reis destacou as principais metas para a pasta: reformulação do Plano de Carreira, integração das redes municipal e estadual de ensino, informatização da rede e implantação do diário eletrônico.

Após a solenidade, o público assistiu à palestra do músico e professor Plínio Roberto Oliveira, sobre o tema Sensibilidade na Educação. Com histórias e canções, o palestrante destacou que o amor é o cerne da Educação, que no processo educacional o profissional deve entender que há um tempo certo para tudo e que o trabalho do professor é orquestrar a aprendizagem dos estudantes, sendo fonte de inspiração e entusiasmo para o aluno.

Segundo Plínio, “somos seres frágeis, precisamos um dos outros e nosso desafio é estabelecer uma relação que propicie o crescimento e desenvolvimento de todos. A educação é um processo de encorajamento em que você diz para o outro: você é capaz”.

O evento foi encerrado com um show circense, com o apoio da equipe do Centro de Arte e Esporte Unificado (CEU), administrado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Para a participante Gisely Costa Salles, Diretora do CEMEI Profª. Maria Gomes de Vasconcelos Marinho (Centro Municipal de Educação Infantil), “o evento foi muito bom, a Educação precisa mesmo de amor e o Plínio veio justamente para falar que a Educação precisa disso, precisa de amor para acontecer e ser o melhor possível”.

Quanto às expectativas para o novo ano letivo, a diretora escolar do CEMEI Profª. Maria Gomes espera que todos os profissionais de educação tenham muita integridade e união para desenvolver o trabalho de Educação, juntamente com o Secretário Michael e toda a equipe da Secel. “Que seja um ano de muitas conquistas, muitos projetos novos para que possamos juntos vencer esse desafio”, afirmou.