26 JAN 2017
Comissão para qualificação da UPA tem sua primeira reunião

Uma comissão técnica formada por servidores da Secretaria de Saúde de Passos e por convidados externos se reuniu na manhã desta quarta-feira, 25, para tratar da qualificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Participaram do encontro a Secretária de Saúde Elexandra Helena Bernardes, a enfermeira Vanessa Queiroz, professores de cursos da área da Saúde da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e membros do Conselho Municipal de Saúde. Também integrará as próximas reuniões da comissão um representante do Ministério Público. Segundo a Secretaria de Saúde, a comissão possibilita coletivizar as propostas de mudanças, com a visão de pessoas de diferentes segmentos.

O objetivo da comissão é discutir as mudanças necessárias na UPA em atendimento à Portaria GMMS No 10 de 03 de janeiro de 2017 e às Políticas Nacionais de Urgência e Emergência. Além disso, a UPA recebe especial atenção neste primeiro mês da nova gestão municipal, em função de problemas detectados nos estoques de medicamentos e na manutenção de equipamentos, além da suspensão de um repasse do Governo Federal pelo não cumprimento de indicadores.

Durante o primeiro encontro, a comissão definiu o levantamento de dados para diagnóstico da situação da UPA. Para o estudo, foi sugerida a utilização das dimensões do Programa Nacional de Acreditação de Serviços de Saúde (PNASS), que envolve aspectos de Recursos Humanos, apoio laboratorial, segurança do paciente, entre outros.

Na avaliação das representantes da Secretaria de Saúde, a primeira reunião da comissão foi positiva e produtiva. Os membros do Conselho Municipal de Saúde que estavam presentes elogiaram a transparência demonstrada pela Administração Municipal e enfatizaram a importância de comunidade e gestores trabalharem juntos em prol da melhoria da Saúde para a população. O grupo se reúne novamente em 3 de fevereiro.

Prefeito, vice e secretários municipais visitam UPA

Nesta quinta-feira, 26, o Prefeito Carlos Renato Lima Reis, o Vice-Prefeito Marcos Antônio Marques da Silva, a Secretária de Saúde Elexandra Bernardes e o Secretário de Planejamento Renato Mohallem Santiago reservaram as primeiras horas da manhã para uma visita à UPA.

No local, os gestores municipais puderam conhecer os processos de melhorias discutidos pela comissão de qualificação e conversaram com servidores e pacientes. O grupo também visitou o Ambulatório CSU, ao lado da UPA, onde a procura pela vacina contra febre amarela era grande.

“Essa gestão vai priorizar o atendimento de qualidade. Temos uma boa estrutura física e a Secretária Elexandra está empenhada desde o seu primeiro dia de gestão a levar uma melhor Saúde para a população, e para isso agradecemos o apoio de todos os servidores municipais da Saúde que ajudam nessa missão”, declarou o prefeito de Passos.