19 JAN 2017
UPA passa por reestruturação imediata para sanar deficiências

Uma reestruturação foi iniciada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nestes primeiros vinte dias de trabalho da nova Administração Municipal de Passos. A unidade recebe prioridade da Secretaria de Saúde, uma vez que apresenta sérios problemas no estoque de medicamentos e materiais diversos, assim como na manutenção de equipamentos.

“O fato é que dívidas contraídas na gestão anterior que não foram pagas dificultam a negociação com fornecedores. Há falta de medicamentos e foram detectados equipamentos danificados, alguns sem manutenção há seis meses”, informa a Secretária de Saúde Elexandra Helena Bernardes. Ainda conforme a Secretária, desde agosto está suspenso um repasse de R$ 125 mil para a Unidade, devido ao não cumprimento de indicadores pactuados com o Governo do Estado, o que agrava a situação.

Além de medidas emergenciais para viabilizar o custeio da UPA, uma comissão especial trabalha em um plano de médio e longo prazo para intervir no processo de qualificação da unidade. Nesta quarta-feira, 18, representantes da Prefeitura de Passos visitaram a UPA do município de Varginha, considerado referência de atendimento no Estado.

O assunto da UPA está na pauta de trabalho do Conselho Gestor da Prefeitura, com o empenho pessoal do prefeito e dos demais secretários municipais. “A Prefeitura está comprometida em sanar o mais breve possível essas deficiências na UPA. Estamos empenhados em resolver de forma definitiva todos os problemas existentes. O processo não é tão rápido como gostaríamos, mas as melhorias serão sustentáveis. É um momento difícil de transição de governo e ausência de verbas”, declara o prefeito Carlos Renato Lima Reis.