12 JAN 2017
Núcleo de Controle de Zoonoses divulga Índice Rápido de Aedes aegypt

O levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypt (LIRAa), pesquisa de infestação do mosquito da Dengue realizada em Passos no mês de janeiro nos dias 09, 10 e 11 demonstra que 1,7% dos imóveis pesquisados tem focos de Aedes aegypti que é transmissor da Dengue, Zíka Vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela Urbana colocando a cidade dentro do grupo de médio risco. O Núcleo de Controle de Zoonoses (NZC) pesquisou mais de 2234 imóveis no município de Passos. Para realizar o levantamento, o NCZ utilizou 60 agentes divididos em 5 equipes e 2 supervisores para cada equipe.

Os Agentes de Combate a Endemias coletaram larvas que foram encontradas em todos os tipos de criatório. Os principais criadouros do mosquito continuam sendo depósitos simples de fácil manejo dentro de nossas próprias casas, a maioria dos focos são encontrados nos quintais, ou até mesmo dentro das casas em piscinas, pratos de vasos de plantas e bebedouros de animais, fontes ornamentais, materiais de construção e calhas entre outros. A atual pesquisa demonstra que o mosquito transmissor só será vencido com a ajuda de todos na eliminação dos possíveis focos dentro de nossas casas.

Ação Especial

As equipes da Vigilância em Saúde vão a campo para mais uma batalha contra o Aedes aegypti, numa ação que acontecerá nos bairros Cohab II, Penha II e Coração Eucarístico no próximo sábado, 14 de janeiro. O objetivo é visitar porta a porta para eliminar todos os possíveis criadouros e demais objetos que possam acumular água e se tornar um foco do mosquito. A equipe se reunirá na praça da Avenida Poços de Caldas às 8 horas da manhã.

Mutirão de Limpeza

Além da ação intensificada dos agentes da dengue neste sábado, teve início no dia 9 um mutirão de limpeza que abrangerá todos os bairros e a área central da cidade. Estão em campo 80 funcionários vinculados à Secretaria de Obras para realizar limpeza de mato e coleta de entulho descartado em ruas, bueiros, praças e terrenos.

Acompanha o mutirão um agente que notificará proprietários de terrenos e imóveis que apresentam irregularidades. Todas essas medidas contribuirão para eliminar criatórios do Aedes aegypt, reduzir o índice LIRAa e proteger a população das doenças transmitidas pelo mosquito.