09 JAN 2017
Mutirão faz limpeza nas ruas de Passos

As ruas, calçadas, praças, parques e bueiros de Passos estão sendo limpas com o mutirão “Passos de Cara Nova”, iniciado nesta segunda-feira, no bairro Aclimação. “A cidade já está ficando com ar diferente, renovada. É isso que queremos, mostrar para o nosso povo que quando se tem vontade, faz”, disse o prefeito Renatinho Ourives, que foi vistoriar os trabalhos, acompanhado do vice Marcos Salutti e do secretário de Obras, Habitação e Serviços Urbanos, Richard Miranda.

Além da limpeza, as equipes estão recolhendo material que possa servir como foco do mosquito da dengue. “A população está colaborando, recolhendo os materiais dentro das casas e colocando nas calçadas para que possamos levar. O resultado está sendo muito positivo”, afirmou o secretário.

Para o mutirão, foram designados 80 funcionários públicos alocados, entre eles servidores concursados e terceirizados. São utilizados ainda dois tratores para roçar o mato em terrenos e meio fio sem calçadas, um caminhão para recolher material e um moto-som que irá avisar a população que deixem os lixos nas calçadas.

Acompanha as equipes de limpeza um fiscal de controle urbanístico que identifica e notifica lotes particulares que estão sujos e com mato. Os proprietários terão o prazo de 10 dias para promover a limpeza. Serão notificados também os terrenos e casas que não possuem calçadas, já que é uma responsabilidade do proprietário. Neste caso, o prazo para regularização será de seis meses.

O mutirão está sendo executado em uma parceria da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Urbanos com a Secretaria de Saúde. Os agentes de combate à dengue irão participar do mutirão a partir da próxima semana.