06 JAN 2017
Prefeitura de Passos realiza mutirão da limpeza

A Prefeitura Municipal irá realizar um mutirão da limpeza em Passos a partir da próxima segunda-feira, 9 de janeiro, às 7h. Serão 80 funcionários que farão capina em terrenos e calçadas, limpeza em bueiros e vias, além do recolhimento de material que possa acumular água. Chamado de “Passos de Cara Nova”, o programa foi uma determinação do prefeito Renatinho Ourives no primeiro dia de mandato, para mudar o aspecto da cidade. Ele será iniciado no bairro Aclimação e na próxima semana terá o apoio da equipe da zoonose.

De acordo com o prefeito, para conseguir fazer uma manutenção na limpeza urbana, precisa primeiro haver uma “faxina” geral. “Passos está precisando, pois está com aspecto de cidade abandonada. Vamos limpar tudo primeiro para depois conseguir trabalhar apenas com manutenção. Além de prevenir a proliferação do mosquito da dengue, iremos dar uma nova cara para o município”, afirmou Renatinho.

O mutirão irá começar às 7h no bairro Aclimação (próximo ao presídio). As equipes irão capinar as vias públicas, praças e terrenos públicos, recolher material que possam acumular água e limpar bueiros e bocas de lobo. Pintar ruas e meio fio ficarão para o período de estiagem.

Além dos 80 funcionários públicos alocados, entre eles servidores concursados e terceirizados, serão utilizados dois tratores para roçar o mato em terrenos e meio fio sem calçadas, um caminhão para recolher material e um moto-som que irá avisar a população que deixem os lixos nas calçadas.

“Serão recolhidos latas, garrafas, móveis velhos, pneus e qualquer outro material que possa acumular água. Só não vamos recolher entulhos. Precisamos do apoio da população para que aconteça de forma satisfatória”, afirmou Richard Miranda, secretário de Obras, Habitação e Serviços Urbanos. A equipe de controle e combate à dengue irá participar do mutirão na próxima semana, já que a partir de segunda-feira também será feito o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) no município.

Junto das equipes de limpeza terá um fiscal de controle urbanístico que vai identificar e notificar lotes particulares que estiverem sujos e com mato. Os proprietários terão o prazo de 10 dias para promover a limpeza. Serão notificados também os terrenos e casas que não possuem calçadas, já que é uma responsabilidade do proprietário. Neste caso, o prazo para regularização será de seis meses.

O mutirão está sendo executado em uma parceria da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Urbanos com a Secretaria de Saúde. “As nossas pastas irão trabalhar em conjunto e sintonia para as soluções e prevenção de problemas. Vamos cuidar da nossa cidade com o carinho e dedicação que o nosso povo espera e merece”, finalizou o prefeito.