30 DEZ 2016
Faltas em exames e consultas atingem 20% no São Lucas

As faltas de pacientes em consultas médicas de especialidades e exames laboratoriais agendados na rede municipal de saúde de Passos, no mês dezembro, tem preocupado os profissionais da Policlínica São Lucas, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos. De acordo com dados do “Sistemas Vivver- Relatórios de Gestão”, somente no mês dezembro, estima-se que mais de 20% dos agendamentos não foram cumpridos pelos pacientes.

Segundo a coordenadora da Policlínica, Natália de Toledo Silvério, o absenteísmo contribui para o aumento do tempo de espera do usuário para a realização de consultas e exames especializados. O levantamento sobre as abstenções em dezembro detectou que em consultas as faltas foram de 20%, principalmente na especialidade de cardiologia, enquanto que os exames que tiveram maior ausência (21%) foram o eletrocardiograma e o raio X.

“Os principais problemas com relação ao absenteísmo no Raio x: quando o paciente não comunica que não comparecerá ao exame, muita das vezes não é possível encaixar outro no lugar na mesma hora, pois muitos destes exames requerem um preparo específico por parte do paciente que muita das vezes se inicia no dia anterior à realização do Raio x, perdendo-se assim a cota do exame”, explica Natália Silvério.

Sendo assim, a coordenadora recomenda ser necessário que os pacientes fiquem atentos aos dias, horários e locais de suas consultas ou exames, para que esse número de ausências diminua e os serviços de saúde oferecidos pelo poder público possam caminhar com normalidade.