01 OUT 2014
Começam as pré-conferências do Plano Municipal de Saneamento Básico

Começaram na última segunda-feira (29) as pré-conferências nos bairros para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Passos. Os eventos são promovidos pela Prefeitura, através dos comitês executivo e de coordenação encarregados de definir as diretrizes do plano, sob a orientação técnica da Diefra Engenharia e Consultoria Ltda – empresa contratada para prestar assistência técnica para o planejamento. A primeira reunião aconteceu na Escola Estadual Dr. Tancredo de Almeida Neves e envolveu os moradores das regiões dos bairros Penha e Cohab.

Nesta terça-feira aconteceria a segunda reunião, na Casa da Cultura, com moradores do Muarama e adjacências (Jardim Centenário, Mário Magalhães, Santa Rita, Muarama II) e São Francisco (Candeias, Santa Helena, Santa Terezinha, jardins Continental, Cidade, Pinheiros e Eldorado).

Na quarta-feira (1º de outubro), a pré-conferência será realizada no salão da paróquia de São Judas Tadeu, às 19h, no Jardim Aclimação. Estão convidados os moradores das regiões dos bairros Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida e Aclimação.

O objetivo dessas pré-conferências é discutir com os moradores da cidade e da zona rural as necessidades de cada localidade para que seja feito um diagnóstico da situação do saneamento no município, para assim colher propostas e melhorar os serviços. Esse plano deve estabelecer como, onde e quando o Município irá investir na área nos próximos 20 anos.

As pré-conferências funcionam como preparação para a Conferência Municipal de Saneamento Básico, a ser realizada em breve. Durante as pré-conferências, serão escolhidos os delegados que vão representar os bairros e terão direito a voto na conferência municipal. “É sua grande chance de opinar como e onde deve ser gasto o dinheiro público”, diz um informativo sobre os eventos, referindo-se aos temas a serem discutidos com a população.

Os temas são: Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos (lixo) e Drenagem Pluvial (água de chuva). Com esse plano, a Prefeitura visa garantir à população a oferta dos serviços de abastecimento de água, esgoto sanitário, limpeza urbana e drenagem urbana.

A partir das pré-conferências e da conferência municipal, a Prefeitura introduz o processo de construção do PMSB, cumprindo, assim, a orientação da lei 11.445/2007, que define as diretrizes do saneamento básico e determina que todos os municípios elaborem seu plano de saneamento.

DATAS E LOCAIS DAS PRÉ-CONFERÊNCIAS

Setor Urbano

01/10     19h – Paróquia de São Judas Tadeu, Bairro Aclimação    Nossa Senhora das Graças (Exposição, São João e Parque da Fazenda), Nossa Senhora Aparecida (Embratel, Jardim Canadá e Vila Romana) e Aclimação (Dedé Veloso, São Joaquim, Recanto da Teka, Serra Verde e jardins Itália e Flamboyant).

02/10    19h – Auditório da Fesp/Bloco 8 (Rua dos Funcionários, 388)    Bairros Belo Horizonte, Novo Horizonte e Jardim América e Monsenhor Messias.

03/10    20h – E.E. Dulce Ferreira de Souza (Polivalente)    Santa Luzia (Recanto da Harmonia), Polivalente, Canjeranus (Carmelo e Jardim das Rosas) e Bela Vista (Bela Vista II).

08/10    19h – E.M. Profª Luzia de Abreu Silva (São Benedito)    Jardim Colégio de Passos (Casarão, Novo Mundo III, Condomínio Vale Verde), Vila Rica (Novo Mundo I, Novo Mundo II, Novo Mundo IV, Condomínio das Nações, Recanto Del Rey, Serra das Brisas).

09/10     19h – E.M. Profª Emília Leal de Mello (Califórnia)    Bairros Coimbras (Jardins Helaine, Nossa Senhora de Fátima, Parque da Estação), Califórnia (Nossa Senhora de Lourdes, Nova Califórnia, Santa Maria Gorete, São Sebastião, Panorama e Santo Antônio), Santa Casa (Dona Nina) e Cohab (Jardim dos Ipês, Cohab III e Primavera II).

Setor Rural

06/10
    19h – Associação São José    Comunidades: Boa Vista, Campos, Das Águas, Santa Luzia.

08/10    18h30 – Associação da Mumbuca    Comunidades: Mumbuca e Mumbuquinha.

09/10    18h30 – Escola Municipal Boa Vista    Comunidades: Bananal, Santa Rita, São João e Morro do Café.