29 DEZ 2016
Memorial vai retratar a história do prédio antigo do Fórum

O Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Passos, convida toda população para a solenidade de inauguração do “Memorial do Fórum” na próxima quinta-feira (29). O evento vai acontecer às 20h, na Praça Geraldo da Silva Maia, no Palácio da Cultura.

Em uma das salas do prédio ficarão em exposição permanente fotos, textos e documentos do local desde sua construção, em 1917, da inauguração, em 7 de setembro de 1919, até sua utilização nos dias atuais como órgão de promoção cultural.

O coral da primeira igreja batista em passos vai abrir o evento. Na sequência, acontece o descerramento da placa e logo após o Memorial, que tem a curadoria de César Tadeu Elias, será aberto para visitação.

Sistema Municipal de Cultura

O Memorial do Fórum é uma das ações da Prefeitura, através do Departamento de Cultura, para a promoção cultural no município de Passos. Os restauros da Escola Municipal  Professora Francina de Andrade e da Estação Cultura, que são dois bens tombados pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, também fazem parte dessas ações. Entretanto, uma das iniciativas mais importantes do Município foi a criação do Sistema Municipal de Cultura (SMC), para dar suporte aos projetos e ações culturais.

O SMC é integrado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e para implantá-lo a Prefeitura cumpriu todas as etapas previstas desde sua fundação. Uma das maiores conquistas para o setor foi a criação do Conselho Municipal de Política Cultural, que faz a gestão e a promoção das políticas públicas de cultura, assegurando a transparência e o controle da sociedade sobre o setor.

Também fazendo parte do SMC, foi criado o Fundo Municipal de Cultura e realizada a Primeira Conferência Municipal de Cultura, que foi de onde saíram as demandas para construção do plano municipal de cultura, que está em andamento. O plano, que será decenal, ainda está aberto para consulta pública no site da Prefeitura ().