23 DEZ 2016
Cavalhada e Reinado celebram Natal em Passos

Em 25 de dezembro, as ruas da cidade de Passos receberão os festejos do Reinado e da Cavalhada, organizados pela segunda vez pela Associação Passense dos Ternos de Congo e Moçambique e que contam com o apoio do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Passos. No município, são 181 anos de tradição, que este ano mobiliza 120 cavaleiros, seis ternos de congo e um de moçambique.

Os ternos da coroa que vão sair são de São Benedito, Santa Efigênia, Menino Jesus, São José, São Domingos e Nossa Senhora do Rosário. Já o moçambique será de Santo Antônio de Categeró. A previsão é de chegada na Praça de São Benedito às 17h, quando será feita a "Subida das Bandeiras" nos mastros instalados em frente à igreja de São Benedito.

A programação do dia inclui a apresentação das Pastorinhas, às 19h, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Coimbras.

“É uma alegria estarmos revivendo essa tradicional festa, que é centenária. Já são 181 anos desse evento. Estamos organizando para que tudo corra bem e seja uma festa bonita para quem participar e prestigiar”, disse o presidente da Associação Passense dos Ternos de Congo e Moçambique, José Wellington Mizael, o Juca.

O presidente da associação ainda agradece a Prefeitura pelo apoio ao evento, especialmente a partir do momento em que a entidade assumiu a organização e realização dos festejos. “A Prefeitura nos deu todo apoio para realizarmos o evento, como por exemplo, a sonorização, palco, enfim, toda estrutura. A Prefeitura nos ajudou bastante com o que pôde, e nós fizemos o restante”, explicou Juca.

A cavalhada começará pontualmente às 15h, com saída do Santuário Nossa Senhora da Penha, e término às 18h, na Praça Cônego José Timóteo da Silva (Praça de São Benedito) – no Bairro São Benedito.

Para que a congada e cavalhada transcorram bem, a entidade criou regras, como a proibição de bebidas alcoólicas aos participantes. O figurino também foi definido desde o ano passado. O cavaleiro deverá ir de calça azul (jeans ou tecido) e camiseta personalizada com a logomarca da associação, que foram entregues no ato da inscrição. A capa dos cavaleiros será entregue no dia do evento, das 14h às 14h45, na Capela Centenária Nossa Senhora da Penha.

Algumas orientações devem ser seguidas pelos participantes para não serem retirados da Cavalhada:

- Não poderá participar do evento embriagado/alcoolizado ou consumir bebidas alcoólicas durante o mesmo, sob pena de ser desclassificado e retirado da Cavalhada;

- Não será permitido o uso de espora cortante ou pontiaguda;

- Deve-se respeitar os outros cavaleiros e as pessoas que estarão assistindo ao evento;

- Deve-se levar o animal para tomar água no entorno do Ginásio da Barrinha;

- Somente participará do evento animais (equinos e muares) em bom estado de saúde, não sendo permitida a participação com carroças ou charretes;

- Menores de Idade, somente com a autorização por escrito dos pais ou responsáveis, no ato da inscrição.