08 DEZ 2016
Secel realiza Soletrando e Word Game com alunos

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Passos realizou nesta semana a oitava edição do projeto Soletrando e a segunda do “Word Game”, que envolveu todas as escolas da rede municipal de ensino. A fase final de ambos os projetos ocorreu no Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos.

O projeto Soletrando, de língua portuguesa, foi trabalhado com os alunos nas escolas durante todo o ano e o Word Game, que teve início no segundo semestre, enfatiza a pronúncia e a tradução das palavras da língua inglesa. Ambos os projetos envolveram os alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental I e ensino fundamental II (6º ao 9º ano).

A aluna Ana Clara Modesto de Paula, da Escola Municipal Professora Francina de Andrade, foi a campeã do Soletrando na categoria Fundamental I. Ela foi orientada pela professora Aparecida Célia Leite Reis. Já a aluna Carla Cristina Silva Paiva, da Escola Municipal Dr. Manoel Patti, foi a vencedora na categoria fundamental II, sob a orientação do professor João dos Reis.

O projeto Word Game,  no ensino fundamental I, foi vencido pela aluna Laura Freitas Carvalho, da Escola Municipal Professora Ângela Silveira, com orientação da professora Monalisy Araújo Neves. Pelo fundamental II, o campeão foi Matheus Silva Miguel, da Escola Municipal Cel. Azarias de Melo, sob orientação do professor Messias Donizeti Maia Junior.

A coordenadora geral do projeto, professora Cláudia Lilian de Carvalho Andrade, considera o Soletrando “muito importante, pois contribui com o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, facilitando a comunicação, ampliando o vocabulário e contribuindo na memorização das regras ortográficas. É necessário ainda que os educadores preparem os alunos para torná-los aptos a uma comunicação efetiva, ensinando-os através de atividades lúdicas que facilitam a aprendizagem”.

Sobre o Word Game, Claudia avalia que os resultados também foram muito positivos, pois o projeto ampliou o conhecimento dos alunos, o domínio da pronúncia das palavras e o acervo das mesmas. “O Word Game viabiliza a valorização e a importância do estudo de língua estrangeira. É uma competição entre os alunos da rede municipal que os leva a estudar, além da língua portuguesa, a língua inglesa, que é tão utilizada na atualidade”, disse.

Os professores de inglês Mayara Capistrana e Ticiano Freire participaram como jurados na etapa final do Word Game. O projeto contou ainda com a parceria do Departamento de Cultura, que colaborou com a organização.