07 DEZ 2016
Prefeitura inaugura painel “Serra da Canastra” na rodoviária

A Prefeitura de Passos inaugura nesta quinta-feira (8), no Terminal Rodoviário “Presidente Tancredo de Almeida Neves”, um painel de mosaicos artísticos para homenagear a Serra da Canastra. A obra, denominada “Fauna da Serra da Canastra”, foi criada e doada ao Município pela artista plástica Cristiane Gasparoto, que realizou o trabalho em parceria com alunos do colégio COC São Francisco. No painel estão retratados animais da fauna do Parque Nacional Serra da Canastra que estão ameaçados de extinção. A entrega à comunidade será às 18h30 desta quinta-feira.

O painel “Fauna da Serra da Canastra” faz parte das comemorações do Natal em Passos programadas pela Prefeitura, através do Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel). No mesmo dia haverá a abertura do presépio mecanizado “Walter Pinto”, na Casa da Cultura, às 15h, a chegada do Papai Noel e a inauguração da iluminação de Natal, às 20h, na Praça do Rosário.

Os mosaicos artísticos estão expostos na fachada do terminal rodoviário e podem ser vistos tanto pelas pessoas que passam diariamente pelo terminal e também por todos que fazem uso do transporte coletivo. O local está recebendo os retoques finais de pintura, para a inauguração que acontece amanhã.

De acordo com Cristiane Gasparoto, a ideia é levar esse tipo de trabalho para outras áreas públicas da cidade, como forma de revitalizar estes espaços e de promover o acesso de crianças e jovens à cultura.

“O trabalho tem um cunho social e nós precisamos de apoio para levar para outros espaços públicos. É importante despertar na população a conscientização sobre o papel da arte e da natureza. Os alunos do colégio COC fizeram estes mosaicos num projeto extraclasse. Neles estão pintados animais que estão ameaçados ou que já foram extintos da Serra da Canastra, como o lobo-guará, o tatu da canastra, a onça pintada, o gavião carcará e o veado canteiro”, explica Cristiane.

Num primeiro momento, serão entregues oito metros de mosaico e mais oito metros no próximo ano. A artista plástica agradece à Prefeitura pela cessão do espaço, através das secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e de Administração (Sead), que é responsável pela manutenção do terminal rodoviário.

“Faço questão de agradecer a secretária de Educação, Pilar Aparecida Lemos Faria, a diretora de Cultura, Taciana Lopes Baptista, que deram todo o apoio para que pudéssemos utilizar este espaço, e a diretora do colégio COC, Creide Ponsanscini, pela parceria que nos ajudou a viabilizar o projeto com os alunos do ensino fundamental do colégio”, destaca Cristiane Gasparoto.

Outros trabalhos de Cristiane Gasparoto na cidade são os mosaicos no anfiteatro do Centro de Esportes Unificado do Bairro Coimbras (CEU), feito com a ajuda de crianças daquele bairro, e o passeio do Teatro Rotary, feito em parceria com o grupo Trupe Ventania.