07 NOV 2016
Rota aérea Passos-BH é inaugurada

Foi inaugurada nesta segunda-feira, às 13h50, a rota aérea de Passos para Belo Horizonte, pelo Programa de Integração Regional de Minas Gerais – Modal Aéreo (PIRMA), do governo de Minas Gerais. O voo, da companhia Two-Flex, de táxi aéreo, com decolagem do Aeroporto José Figueiredo, seguiria para Belo Horizonte, sem escalas, e levaria dois passageiros. O prefeito Ataíde Vilela e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho, acompanharam o primeiro dos 11 voos semanais da rota.

O avião, um Cessna turbo hélice modelo Grand Caravan para nove passageiros, tinha dois tripulantes, o piloto Sérgio Anacleto e o co-piloto Péricles Fernandes. “Esperamos que esse seja o primeiro de muitos voos dessa rota de Passos para Belo Horizonte, porque o transporte aéreo comercial é um dos indicadores de desenvolvimento de uma cidade e sua região”, disse Ataíde Vilela.

Segundo Taquinho, qualquer cidadão poderá viajar com maior rapidez, segurança e conforto para Belo Horizonte e outras cidades da rota, por causa da facilidade oferecida pela empresa de vendas das passagens (www.voeminasgerais.com.br). “Todo mundo vai poder viajar, porque a empresa divide o preço das passagens em até dez vezes no cartão de crédito”, disse.

Os primeiros passageiros foram os deputados estaduais Cássio Soares e Emidinho Madeira, que estavam a caminho de suas funções na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Segundo Cássio, o tempo menor de viagem o ajuda a cumprir seus compromissos parlamentares no mesmo dia, o que não era possível nas viagens de carro. “Para nós, é muito confortável e nos faz ganhar tempo”, disse.

Para Emidinho, a rota aérea Passos-Belo Horizonte irá ajudar toda a região e os políticos têm um papel importante na consolidação do PIRMA. “Nós temos que fazer a nossa parte”, afirmou. O voo foi presenciado por várias pessoas, entre elas o suplente de deputado federal Renato Andrade e o gestor do circuito turístico da região (Nascentes das Gerais), Kleyber Silveira.

O PIRMA é operado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) de Minas Gerais e pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Na primeira etapa, Passos havia ficado de fora. Após reivindicação do prefeito Ataíde Vilela na Codemig, em que ele demonstrou a viabilidade da rota de Passos, o Aeroporto José Figueiredo foi incluído no programa.