26 OUT 2016
Ataíde e Renatinho se encontram para iniciar transição

O prefeito Ataíde Vilela e o prefeito eleito, Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, se reuniram nesta terça-feira para tratar da transição de governo. A reunião teve a participação de membros da equipe de transição de Renatinho e do atual secretariado. Ataíde disponibilizou toda a administração para o futuro prefeito se preparar para quando assumir a Prefeitura e falou das várias realizações, dos projetos em andamento e das dificuldades financeiras da Prefeitura ao longo de seu mandato.

Também participaram do encontro o vice-prefeito Ademir José da Silva, designado para coordenar a transição por parte da Prefeitura, o vice-prefeito eleito Marquinho Salutti, o advogado Rômulo Fraga, coordenador da equipe do prefeito eleito, e Clever Roberto do Nascimento, engenheiro e ex-secretário municipal na gestão anterior de Ataíde.

Outras presenças foram as do procurador geral do Município, Adalberto Minchillo Neto, do chefe de Gabinete, Reginaldo Santana, e dos secretários municipais Pilar Aparecida Lemos Faria (Educação) e Nárcelio Eustáquio Oliveira Mezencio (Fazenda).

Após Renatinho Ourives apresentar os nomes dos integrantes de sua equipe de transição, Ataíde Vilela o elogiou pelo diálogo e lamentou não ter tido o mesmo tratamento em 2012, quando também tentava fazer a transição para o início de sua administração. “Vou deixar de ser prefeito, mas vou continuar morando na cidade, com minha família, e quero o melhor para Passos. Por isso, desejo o melhor para sua administração”, disse.

Renatinho destacou “a importância do diálogo”, falou da competência técnica de seu pessoal de transição e afirmou que irá precisar do suporte da atual administração municipal para ter um bom início de mandato. “O nosso principal objetivo é pensar em nossa cidade, com transparência e ética”, afirmou o prefeito eleito.

Ataíde fez um breve resumo dos projetos da administração municipal, como a revisão do Plano Diretor e o processo de financiamento de R$ 5 milhões, junto à Agência Francesa de Desenvolvimento e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), para a construção do aterro sanitário.

O prefeito falou também das obras dos centros municipais de ensino infantil (Cemeis) no Bairro São Francisco e Jardim Canadá – que estão paralisadas por falta de condições financeiras da empreiteira, mas que aguardam novas licitações –, do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) e da falta de repasses dos governos federal e estadual para a conclusão de outras obras, como a do Hospital da Mulher e do PSF Vila Betinho.

A queda da arrecadação municipal causada pela crise econômica nacional também foi mencionada pelo prefeito, que lamentou as dificuldades de investimentos da Prefeitura e do pagamento dos salários dos servidores municipais. “Apesar de tudo isso, nossa Prefeitura ainda está numa situação melhor que as outras prefeituras”, observou.

Ataíde explicou que as despesas com pessoal (folha de pagamento) não chegam à metade do orçamento, como ocorre em outras cidades, e nem a dívida a longo prazo é tão grande quanto em outros municípios. “Apesar de tudo isso, conseguimos implantar o Samu, o Mais Médicos, o Olho Vivo, evitar a epidemia de dengue, e conseguimos a autorização para implantar uma nova faculdade de medicina”, disse, citando outras realizações.

O prefeito ainda chamou a atenção da equipe de transição para a revisão do Plano Diretor incluir a chegada da BR-146 e o trevo da MG-050 com a Avenida Arlindo Figueiredo, para garantir a expansão da cidade para aquelas regiões.