26 OUT 2016
Passos recebe Circuito Cultural do Sul de Minas

A Prefeitura de Passos, através do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), promove mais uma atração artística na cidade. Desta vez, Passos recebe o Circuito Cultural do Sul de Minas, segunda edição, que começou em Alfenas em setembro e, pela primeira vez, chega a Passos para apresentações nos dias 28 e 29 de outubro, na Estação Cultura.

Entre as atrações de teatro e circo, haverá o mais novo espetáculo infantil do Grupo Rasgacêro, “O Artêro e a Salamandra de Fogo”. O “Circuito” tem incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, mediante patrocínio de uma empresa de ônibus.  Toda a logística, estrutura, cadeiras, espaço, divulgação nas escolas, energia dentre outras necessidades básicas para a realização do evento são fornecidos pela Prefeitura, através do Departamento de Cultura da Secel.

As atividades começam na sexta-feira, com uma programação direcionada para as escolas, a partir das 14h, com o espetáculo “Viralata: o palhaço tá solto!”, de Rodrigo Robleño, com participação do Grupo Coliseum de Teatro, de Passos. A partir das 19 horas, o Grupo Rasgacêro apresenta “O Artêro e a Salamandra de Fogo”. No sábado, às 10 horas, tem comédia de rua com o “Palhaço Tonto”. Em ambos os dias, o evento será realizado na Estação Cultura. Caso ocorra chuva, o Departamento irá estudar um novo local para a apresentação.

A peça

A nova montagem do Grupo Rasgacêro é um espetáculo infantil baseado no livro de cordel “O Juvenal e o Dragão”, de João Martins de Athayde, escrito em 1974, e conta, de forma lúdica, como Juvenal derrotou a salamandra de fogo que secava o Rio Grande. Na cena, um apelo em favor da preservação do meio ambiente, recheado de romance e aventura.

No elenco, os atores Dani Marques, Fernando Gonçalves e Gabriel Sá. Na música Ricardo Malabi e Milton Leite e na manipulação dos bonecos Kalleb Fernandes e Genaldo Pessoa (Chupeta). A concepção do espetáculo é de Bibi Rodriguez e os figurinos, bonecos e cenários são assinados por Rô Lovato e Anderson Almeida, da Oficina da Terra Art Studio.

Outros eventos do Departamento de Cultura

Outras atividades estão no calendário do Departamento de Cultura da Secel para o final do mês do outubro e começo de novembro.

Dia 27 de outubro acontece no Palácio da Cultura, às 20h, o vernissage da Exposição Fotográfica Crono (Lógicas) dos alunos do 3º módulo do curso técnico de Comunicação Visual do Instituto Federal do Sul de Minas. Com curadoria de César Tadeu Elias e orientação dos professores Cleiton Hipólito, Duana Castro, Heliza Faria, João Marcos e Lícia Pisa, as fotografias ficarão em exposição para apreciação até 11 de novembro, com entrada gratuita, das 9h às 19h no mesmo local.

No dia 2 de novembro, o Departamento apoia mais um evento. No Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, às 20h, acontece o lançamento do livro “O Despertar da Natureza Interior”, do autor Gerson Félix de Oliveira, com entrada franca.