17 OUT 2016
Passos conquista apoio para voos fretados

Lideranças políticas e empresariais da região compareceram à reunião com o prefeito Ataíde Vilela, no anfiteatro da Casa da Cultura de Passos, para discutir o início dos voos fretados no Aeroporto Municipal José Figueiredo, pelo Projeto de Integração Regional de Minas Gerais – Modal Aéreo, do governo de Minas Gerais, previsto para a próxima semana. Prefeitos, empresários e representantes de diversas instituições manifestaram apoio à Prefeitura de Passos para que a inclusão do município nas rotas aéreas do estado seja bem sucedida.

A reunião foi organizada pelo Gabinete do Prefeito, com apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), e teve as presenças de prefeitos, empresários, profissionais do turismo, representantes de diversas instituições públicas e secretários municipais.

O gerente geral da Caixa Econômica Federal em Passos, Amarildo Mascarenhas, e o ex-presidente da Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp) Fábio Pimenta Esper Kallas também participaram do evento.

Ao abrir o encontro, Ataíde Vilela falou do motivo da reunião, que era mobilizar as lideranças regionais em torno do transporte aéreo que se torna realidade em Passos. Segundo o prefeito, o custo da passagem (R$ 300) para Belo Horizonte irá compensar os gastos que o viajante teria com uma viagem de carro e ajudá-lo a aproveitar melhor o tempo.

Esse transporte aéreo poderá ser usufruído pela população dos municípios num raio de até 30 quilômetros distantes de Passos. “Essa é realmente uma conquista da região e é uma mola propulsora para o desenvolvimento”, disse.

O agente e guia de turismo receptivo Conrado Oliveira de Pádua Andrade analisou a importância do Pirma para a região em vários fatores, especialmente para o crescimento turístico. Segundo ele, a partir do funcionamento do projeto, as agências de viagens passam a incluir essa opção de traslado nos roteiros de seus clientes, o que, certamente, irá contribuir com a demanda para os diversos atrativos regionais.

ETAPAS O prefeito falou também das várias etapas que a Prefeitura teve que cumprir até chegar à atual, que é o início da aviação comercial, e também de sua atuação junto à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) para o município ser incluído no Pirma, comprovando sua viabilidade não apenas para Passos, mas para toda a região.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho, explicou que ao assumir a administração no início da atual gestão constatou que o aeroporto encontrava-se em situação irregular junto ao Estado e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que inviabilizaria o seu funcionamento oficial.

“Não havia documentação e o convênio com o Estado estava vencido desde 2009. Nós regularizamos a documentação, renovamos o convênio para 20 anos, fizemos diversas melhorias com a ajuda de empresários, fizemos a planta de ZPA (Zona de Proteção Aérea) e, só assim, conseguimos a homologação”, disse Taquinho, acrescentando que após a regularização, o aeroporto de Passos foi incluído no programa de aviação regional da Presidência da República e, agora, a inclusão no Pirma.

LIDERANÇAS Algumas lideranças também falaram na reunião, como o presidente da Ameg e prefeito de Pratápolis, José Eneido Modesto, que revelou sua preocupação com a possível perda da oportunidade da região ter uma ligação aérea com Belo Horizonte, se os assentos no avião não forem ocupados, e conclamou os gestores e empresários a utilizarem esse novo meio de transporte.

Os prefeitos de Capetinga (Daniel Bertholdi) e São João Batista do Glória (Aparecida Nilva dos Santos) e o vice de Itaú de Minas (Nisio Antonio Lima) também destacaram a importância da aviação comercial de Passos para a região e ratificaram o apoio para a iniciativa de Ataíde de mobilizar autoridades, lideranças e empresários. “Isso nos dá a certeza de que onde tem bons líderes, os resultados acontecem”, disse a prefeita do Glória.

COMEMORAÇÃO No mesmo sentido, falaram Fábio Kallas e Amarildo Mascarenhas, ressaltando o empenho da administração municipal, através do Gabinete do Prefeito e da Sictur, pela exploração comercial do aeroporto José Figueiredo.

Segundo o gerente da Caixa, a agência movimenta R$ 1 bilhão em recursos e, por conta disso, recebe, com frequência, a visita de profissionais de grandes centros, como Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, que seriam potenciais passageiros aéreos. “(Esse avanço de Passos) está sendo comemorado em nosso âmbito interno”, afirmou.

Para Fábio Kallas, é preciso dar crédito para a administração municipal por todo o processo para a exploração comercial do aeroporto José Figueiredo. “É preciso valorizar quem conseguiu essa vitória. É importante mostrar quem começou e quem terminou”, defendeu, acrescentando: “Essa vitória foi uma vitória extraordinária. Isso é histórico, aqui.”

Ataíde Vilela encerrou a reunião frisando que o Pirma é mais uma conquista para Passos e região, depois da implantação e funcionamento do Samu (saúde), do programa Olho Vivo (segurança pública), estadualização da Fesp (Uemg), criação de dois cursos de medicina e retorno da Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar.

17/10/2016
Passos conquista apoio para voos fretados