20 MAI 2016
Ataíde assina concessão da “área azul” em Passos

O prefeito Ataíde Vilela assinou nesta quinta-feira o contrato de concessão do serviço de estacionamento público rotativo de Passos à empresa Ti.Mob, de Belo Horizonte. Em cerca de 60 dias, a concessionária começa a explorar o serviço na chamada “área azul”, por meio de um sistema informatizado e que irá destinar 21,7% do faturamento ao Município. A concessão tem prazo de dez anos e poderá ser prorrogada por igual período, se houver interesse de ambas as partes.

Amparado pela legislação municipal e federal, o contrato estabelece a concessão, implantação, operação, manutenção e gerenciamento do Serviço de Estacionamento Público Rotativo à Ti.Mob de acordo com os termos do edital de licitação. A empresa é especializada soluções para estacionamentos, consultoria em mobilidade urbana, trânsito e tráfego, entre outros serviços. Na área de estacionamento público, ela é concessionária em municípios como Itabira, Conselheiro Lafaiete e Vespasiano, em Minas Gerais, e Capão Bonito, São Paulo.

A concessão foi assinada pelo prefeito Ataíde Vilela, a secretária de Planejamento, Dalca Lemos Pereira, e o diretor comercial da empresa, José Ronaldo Oliveira. O diretor do Departamento de Transporte Público, Gerson Ferreira da Silva, participou do ato oficial.

Segundo José Ronaldo, a empresa irá apresentar na próxima semana um cronograma de implantação do sistema e iniciar os procedimentos para a seleção de funcionários, que incluem até 18 monitores. A previsão é que o serviço comece a funcionar no final do mês de julho.

O estacionamento rotativo do município de Passos será operacionalizado por meio de um sistema de tecnologia digital em que os usuários poderão carregar créditos em seus celulares, pelos quais também vão poder verificar os locais em que há vagas para estacionar. Também serão colocados à venda, em pontos estratégicos, os talões eletrônicos, que são semelhantes a um cartão de crédito.

A Ti.Mob venceu a concorrência por apresentar a proposta comercial mais alta pelo pagamento mensal da outorga do serviço. A remuneração mínima estabelecida no edital de licitação era de 10% e a empresa ofereceu 21,7%, acima do dobro.

Por lei, o dinheiro arrecadado deverá ser investido no trânsito da cidade, segundo observou o prefeito Ataíde Vilela, com melhorias na sinalização e na implantação de semáforos. “Essa nova receita irá ajudar a Prefeitura a melhorar a mobilidade urbana, disciplinando o trânsito, o que trará alívio para os motoristas e mais segurança aos pedestres”, disse.

Como garantia contratual, a empresa recolheu R$ 216.432,00 a título de caução inicial para o Município e, na próxima semana, irá antecipar R$ 250 mil do percentual que terá de pagar mensalmente pela outorga do serviço. Esse valor será abatido no período de vigor do contrato.

Segundo o edital, o estacionamento rotativo público de Passos tem 1.563 vagas estimadas para veículos, entre automóveis e motocicletas. O preço da hora será de R$ 2 para os automóveis e R$ 1, motocicletas. Haverá vagas exclusivas para idosos e portadores de deficiência física. Estes, no entanto, terão que se cadastrar no Departamento de Trânsito e Transporte Público, para estacionar nos espaços reservados a eles.

Para implantar o sistema no município, a empresa terá que investir em placas e pinturas horizontais de sinalização nas vias e praças com estacionamento rotativo. O diretor comercial calcula que, além do faturamento mensal, a Prefeitura irá economizar entre 20% e 25% nas despesas que teria se tivesse que implantar e manter a sinalização da área azul.