16 MAI 2016
Passos comemora 158 anos com desfile cívico-militar

A Prefeitura de Passos comemorou o aniversário de 158 anos de emancipação político-administrativa do município, ocorrido no último sábado, 14 de maio, com o tradicional desfile cívico-militar. Realizado na Praça Monsenhor Messias Bragança (Praça da Matriz), o desfile contou com a participação de 39 instituições do município e teve como tema: “Essa é minha terra: Passos, és mãe gentil”, em alusão às pessoas que vieram de outras cidades e construíram a vida no município.

O desfile foi organizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), através do Departamento de Cultura, e contou com a colaboração do arquiteto Cesar Tadeu Elias, que desenhou os figurinos dos participantes. Centenas de pessoas prestigiaram a apresentação das escolas e instituições do município, que desceram pela Rua Coronel Neca Medeiros, onde houve a concentração, até a Praça da Matriz, onde foram montados a arquibancada do público e o palanque oficial das autoridades.

Também cumprindo uma tradição, a Câmara de Vereadores entregou o título de “Trabalhador do Ano” a Ademir Vilela da Silva, funcionário do Grupo Itaiquara. A entrega ocorreu antes do início do desfile.

Outra tradição foi a Banda de Música do 12º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, que executou, solenemente, os hinos Nacional, a Passos, da Bandeira e também, antes da abertura do desfile, outras músicas do cancioneiro popular brasileiro.

Em seu discurso, o prefeito Ataíde Vilela destacou as principais conquistas ocorridas ao longo da administração e os desafios que estão sendo vencidos todos os dias, “como o combate à dengue, os investimentos na Estação de Tratamento de Água do Rio Grande, para evitar a escassez de água no município, e os esforços na área da segurança pública.”

Durante o desfile também foi exibido um vídeo institucional, que apresentou um resumo das obras que foram realizadas e estão em andamento na cidade. Dentre essas obras, destacam-se as recentemente iniciadas: Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), na Cohab II, o canal auxiliar ao córrego São Francisco, para evitar enchentes na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, e as escolas de ensino infantil Cemei São Francisco e Cemei Jardim Canadá.

Dentre as autoridades presentes, estavam o presidente da Câmara Municipal de Passos, vereador João Batista de Resende, o diretor do Fórum de Justiça da comarca de Passos, juiz Flávio Catapani, o delegado regional de Polícia Civil, Paulo Queiroz, o major Célio César dos Santos, representando o 12º Batalhão de Policia Militar, tenente Daniel Anconi, representando a Companhia dos Bombeiros Militares, o tenente Marley de Oliveiro Pinto, comandante da 77ª companhia de Policia Militar, o superintendente regional de ensino, Ricardo Medeiros, e o prefeito de Pratápolis, José Eneido Modesto.

Também estiveram presentes os secretários Pilar Aparecida Lemos Faria (Educação) e Reinaldo Matos da Silva (Assistência Social), Jeferson Rodrigues Faria, controlador-geral do Município, e Reginaldo Santana, chefe de Gabinete, além das diretoras Neuza Maria Funchal Paiva (Educação), Taciana Lopes Baptista (Cultura) e Viviane Nara Silva de Assis (Assistência Social).

Ação de Graças

Ainda no dia 14 foi realizada uma Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade no Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos. A celebração foi presidida pelo padre Luiz Caetano de Castro (Pe. Luizinho), e teve a presença do prefeito Ataíde Vilela, da secretária de Educação, Pilar Aparecida Lemos Faria, entre outros funcionários da Prefeitura.

O prefeito aproveitou para cumprimentar todos os passenses pela data, e enalteceu a importância do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos para a cidade, bem como os projetos educacionais do Município que funcionam no Educandário: o programa “Mais Educação”, a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) e o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Após a missa, houve queima de fogos de artifício no pátio do Educandário.

16/05/2016
Passos comemora 158 anos com desfile cívico-militar