13 MAI 2016
UAB promove encontro de pós-graduandos de enfermagem

Gestores dos serviços de saúde e enfermagem  de Passos e várias cidades de Minas Gerais realizaram um encontro de apresentação de trabalhos de conclusão de curso (TCC) no Polo UAB Passos, mantido pela Prefeitura, no último sábado (7). Esses profissionais concluíram o curso de especialização em gestão em enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), através do sistema Universidade Aberta do Brasil e vão receber nos próximos meses o certificado de conclusão de pós-graduação lato sensu, expedido pela Unifesp, mediante credenciamento pelo Ministério da Educação.

Esses pós-graduandos são de Passos, São João Batista do Glória, Jacuí, Piumhi, Contagem, Camacho, Belo Horizonte  e Prudente de Morais. O encontro de apresentação de TCCs teve a presença do professor doutor Alexandre  Pazetto Balsanelli, da  Unifesp.

Também prestigiaram o “encontro” dos pós-graduandos a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Passos, Pilar Aparecida Lemos Faria, e Ivone de Fátima Frank, coordenadora dos programas desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Passos no prédio do Educandário do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, onde fica a UAB.

O programa do curso foi desenvolvido com a premissa de discutir a atuação do enfermeiro como gestor nos serviços de saúde e enfermagem, preparando-o para utilizar modernas ferramentas gerenciais e a pesquisa a fim de gerenciar com eficiência os recursos físicos, materiais, humanos, financeiros, políticos e de informação para a assistência de enfermagem.

A carga horária do curso foi de 416 horas, distribuídas em 12 disciplinas, que foram cumpridas em 13 meses. A modalidade de ensino empregada foi a de educação à distância, que utiliza objetos de  aprendizagem mediada por tecnologia da informação e comunicação, buscando garantir o resultado da proposta pedagógica.

Foram realizados, também, encontros presenciais no Polo UAB Passos, visando a aplicabilidade dos conteúdos e as discussões em grupo. No decorrer do curso, os alunos contaram  com o suporte presencial da tutora presencial Rita de Cássia dos Santos Pereira, para acompanhamento e esclarecimentos de dúvidas referentes à postagem das atividades acadêmicas propostas.

“Nós do Polo UAB Passos e a  Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), da Prefeitura de Passos, parabenizamos os enfermeiros gestores que receberam o título de pós-graduação”, comemora a coordenadora do polo, professora Maria Lúcia dos Reis.

O sistema da Universidade Aberta do Brasil tem como base a parceria entre os governo municipal, estadual e federal. Em Passos, o órgão mantenedor do Polo UAB é a Prefeitura Municipal de Passos, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

OS PÓS-GRADUANDOS

ÉRICA SALES DA COSTA