10 MAI 2016
Cultura divulga a ordem do desfile do aniversário de Passos

A parada cívica que irá comemorar os 158 anos de emancipação político-administrativa do município de Passos terá a representação de 39 instituições. O evento será a partir das 8h do próximo sábado, feriado municipal de 14 de Maio (aniversário da cidade), na Rua Coronel Neca Medeiros e Praça Monsenhor Messias Bragança, onde, no adro da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos, será armado o palanque oficial. O tema é “Essa terra é minha terra: Passos, és mãe gentil”.

A organização é Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Passos, que programou eventos comemorativos à data até o final do mês. Até o dia do desfile serão realizados o “Concerto em homenagem ao cinquentenário da Banda de Música do 12º BPMMG”, em 12 de maio, às 20h, na Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário), e a “Missa Afro”, em 13 de maio, às 19h, na Igreja de São Benedito.

A parada de 14 de maio terá concentração dos participantes às 7h30 na Rua Coronel Neca Medeiros e Praça do Rosário. O hasteamento das bandeiras será às 8h, no palanque oficial das autoridades. Participam dessa solenidade seis atiradores da Guarda Bandeira do Tiro de Guerra de Passos e a banda do 12º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.

Na sequência será dado início ao desfile, que foi dividido em duas partes. Da primeira participam as instituições militares: Tiro de Guerra, 12º BPMMG, Polícia Civil e 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais. Da segunda parte os participantes são de instituições civis, como as escolas municipais, estaduais e particulares, as entidades de classe e clubes de serviço.

Uma participação especial é da equipe de futsal feminino da Escola Estadual Professora Dulce Ferreira de Souza (Colégio Polivalente), que irá desfilar no caminhão do Corpo de Bombeiros. Essa equipe é a atual campeã mundial de futsal escolar, título que foi conquistado em abril na Croácia e que vem tendo o apoio da Prefeitura de Passos, através do Departamento de Esporte e Lazer da Secel, com cessão do treinador Vicente Campeiz e estrutura para treinamento.

Após a passagem dos representantes das 39 instituições, a equipe de apoio da Secel faz o percurso do desfile, encerrando o evento. Ainda no 14 de Maio, os departamentos de Educação e Cultura promovem uma Missa de Ação de Graças pelo aniversário da cidade às 18h30 no Santuário Santo Aníbal Maria de França (Educandário).