20 ABR 2016
Tiro de Guerra comemora Dia do Exército

O Tiro de Guerra 04-014, de Passos, comemorou na terça-feira (19) o 368º Dia do Exército Brasileiro, com uma solenidade de formatura militar e a premiação do Concurso Literário 2016 promovido pela corporação. Diversas autoridades civis e militares participaram do evento, que foi dirigido pelo chefe de instrução do TG, subtenente Hóliton Silva de Oliveira, e o instrutor sargento Ricardo Alves Barbosa.

O vice-prefeito Ademir José da Silva, o tenente Roberto (PM) e o sargento Edilson (Corpo de Bombeiros) representaram suas respectivas instituições na cerimônia militar.

Durante a solenidade, foi feita a leitura da Ordem do Dia, destacando a Batalha dos Guararapes: “A epopéia dos Guararapes, que hoje celebramos, amalgamou negros, brancos e índios, grupos étnicos matrizes de nosso povo, em torno do nascente sentimento de nacionalidade que os lançou, de armas em punho, a defender aquela terra que já identificavam e amavam como a sua Pátria.”

O chefe da instrução destacou o trabalho do Tiro de Guerra nestes 76 anos de criação e lembrou a trajetória nacional do Exército desde a expulsão de forças estrangeiras no período colonial, conservação da unidade nacional, transformação da colônia em império, no fim da escravidão, na proclamação da república e, hoje, sob a égide da ONU (Organização das Nações Unidas), auxilia na paz mundial; além de proteger os brasileiros em solo pátrio seja em atividades de garantia da lei e da ordem, desastres naturais ou no desenvolvimento nacional.

No decorrer da cerimônia, a banda de Música do 12º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais foi homenageada com o diploma de “Amiga do Tiro de Guerra”. A honraria foi entregue ao maestro, tenente Antonio Marcos do Nascimento. Essa distinção é ofertada às instituições que de alguma forma colaboram com o TG.

Também foi realizada a premiação do Concurso Literário 2016, com participação da Escola Municipal Jalile Barbosa Calixto, da diretora Rosemeire Assis Lobato Borges, Colégio Tiradentes - diretora Paulina Freire Lemos – e atiradores do ano de 2016. Os vencedores do concurso foram as alunas Adryelle Vitório Silva, Ana Júlia Araújo Wenceslau e o atirador Gomes, pelo TG.

A cerimônia foi encerrada pelo desfile da tropa do TG.

ALISTAMENTO MILITAR

O Tiro de Guerra é um órgão do Exército Brasileiro para formação de militares da reserva, possibilitando aos convocados prestar o serviço militar inicial nos municípios onde residem. O TG 04-014 funciona em Passos por meio de parceria com a Prefeitura, com direção do prefeito Ataíde Vilela.

O alistamento militar é realizado na 142ª Junta de Serviço Militar de Passos (Rua dos Engenheiros, 539, Bairro Belo Horizonte), ao lado do Tiro de Guerra. O interessado no alistamento, no ano em que irá completar 18 anos de idade, deve comparecer à Junta Militar com a certidão de nascimento original e uma foto 3x4. Mais informações: Junta do Serviço Militar – telefone 3521-5164.