19 ABR 2016
GRIPE H1N1: Mais de 11 mil pessoas foram vacinadas em Passos

A antecipação da campanha de vacinação para prevenir a gripe H1N1 em Passos ocorreu com sucesso, com todas as 11.370 doses disponibilizadas da vacina aplicadas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, é de vacinar 21.814 pessoas, que correspondem a 80% do público-alvo da campanha. A vacinação deve ser reiniciada até 30 de abril, após o envio de novos lotes da substância pela Secretaria de Saúde Minas Gerais.

A vacinação em Passos foi antecipada para sábado passado, a pedido do prefeito Ataíde Vilela, para aproveitar as 11.370 doses que haviam sido disponibilizadas pelo Estado para o Município e proteger os grupos prioritários da campanha nacional: crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (que deram à luz, recentemente), trabalhadores da saúde, indígenas e pessoas a partir de 60 anos de idade, portadores de doenças crônicas e presidiários.

As vacinas foram aplicadas em 21 postos de saúde da cidade no sábado e na segunda-feira, quando acabaram as doses. A vacinação deve ser retomada no próximo dia 30, que é o “Dia D” contra a gripe, programado pelo Ministério da Saúde. Caso o lote de vacinas seja enviado antes dessa data pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a Vigilância Epidemiológica irá antecipar, novamente, a vacinação.

As pessoas que ainda não foram vacinadas e necessitem de mais informações podem ligar para Vigilância Epidemiológica, através do telefone 3522-7177.