19 ABR 2016
Iniciadas obras contra enchente do córrego São Francisco

Começaram nesta segunda-feira (18) as obras da macrodrenagem urbana do Córrego São Francisco, para evitar alagamentos na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia (Avenida da Moda). Nesta etapa, serão realizadas as construções de um canal auxiliar ao córrego no trecho entre a Avenida Arouca e a Rua José Merchioratto, e uma barragem de contenção de águas pluviais entre os córregos Sabiá e São Francisco.

Os investimentos ultrapassam R$ 3 milhões e fazem parte do grande projeto de macrodrenagem urbana, que a Prefeitura realiza com recursos do PAC 2 (mais de R$ 15 milhões do governo federal). Esse projeto iniciou com a canalização dos córregos Sabiá e Boiadeiros (Bairro São Francisco) e abertura da Avenida Sabiá, na região dos bairros Nossa Senhora das Graças, Exposição e Muarama.

As obras têm como objetivo facilitar o escoamento das águas pluviais, evitando o transbordamento e enchentes das partes baixas do córrego São Francisco e inundação da Avenida Comendador Francisco Avelino Maia e imediações.

Na barragem de contenção estão sendo investidos R$ 941.391,34, dos quais R$ 440.635,35 são recursos da União, pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2), e R$ 500.755,99 de  contrapartida da Prefeitura. No canal auxiliar, o investimento é de R$ 2.361.745,22, também através do PAC 2.

De acordo com a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos da Prefeitura de Passos, a expectativa é que as obras terminem em novembro deste ano. A empresa vencedora da licitação e responsável pelas obras é a Construtora e Incorporadora Berna Ltda, a mesma que fez a macrodrenagem dos córregos Sabiá e Boiadeiros, com ligação ao córrego São Francisco, e a construção da Avenida Sabiá.