18 ABR 2016
Secretaria de Saúde antecipa campanha de vacinação contra H1N1

Por determinação do Prefeito Ataíde Vilela, a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Passos, se empenhou junto a Superintendência Regional de Saúde e conseguiu a antecipação da vacinação contra influenza, também conhecida como H1N1 ou gripe suína, no município. A campanha vai começou neste sábado, (16), em 21 postos de saúde e, neste primeiro momento, somente o publico alvo será vacinado. Estima-se que mais de 20 mil pessoas do grupo prioritário recebam a dose. Anteriormente a vacinação iria começar somente em 30 de abril.

Estão sendo vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, gestante, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas. A lista de prioridade é definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas. A meta é que 80% desse grupo, ou seja, 21.814 pessoas recebam a vacina.

“O período de maior contágio está por vir e quanto mais rápida a população for imunizada, menores as chances de ocorrência das doenças protegidas por esta vacina. Em consequência evitarão a superlotação das nossas unidades de saúde e deixarão a população livre da gripe” disse a secretária de Saúde da Prefeitura de Passos, Angelita Dias Borges Orsolini.

A vacinação começou neste sábado (16) em todas as unidades de saúde do município (PSF’s, ambulatórios e São Lucas). Somente o PSF Carmelo, Penha I, Santa Luzia, UBS Casarão e UBS São Domingos não receberam a vacina.

A pessoa que faz parte do grupo prioritário e que ainda não se imunizou, pode procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência e receber a vacina.