10 ABR 2016
Prefeitura de Passos começa Operação Cidade Limpa

Devido aos números do Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) feito pelo Núcleo de Controle Zoonoses, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos, uma ação conjunta foi definida para ser realizada a partir de segunda-feira (11). A ação, chamada de Operação Cidade Limpa, vai durar cerca de quatro meses e irá beneficiar toda a cidade com limpeza e outras melhorias nos bairros.

O objetivo é impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e das febres da zika e chikungunya. O trabalho será realizado pelas secretarias de Saúde; Obras, Habitação e Serviços Urbanos; Planejamento e Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento.

Depois do LIRAa, um estudo foi realizado para elencar os bairros com maior risco de infestação. Apesar dos números do levantamento não serem alarmantes – o índice médio de infestação na cidade é 0,6, que é considerado de bairro risco – a Operação Cidade Limpa vai promover também outros trabalhos em cada região em que estiver.

Serão executados serviços como: limpeza de terrenos, varrição das ruas, conserto e pintura dos meios-fios e canaletas, sinalização de trânsito horizontal nas vias, desentupimento e conserto de bueiros, poda de árvores, campanha de coleta de lixo, revitalização das praças, dentre outros serviços essenciais para a região. Outra ação que faz parte do cronograma é a operação tapa-buracos, que vai acompanhar e recapear as ruas dos bairros em que a operação estará ocorrendo.

A previsão é de que a Operação Cidade Limpa começe na segunda-feira (11), em 12 etapas, com prazo de duas semanas para o término de cada uma. A região do Bairro Santa será a primeira a receber os serviços, segundo o coordenador do Núcleo de Zoonoses, Oswaldo Rattis. “Nós vamos começar pela região onde o LIRAa está um pouco mais alto (0,7). Apesar dos números não serem alarmantes, essa operação conjunta vai ajudar que ele não cresça” disse.

LIRAa

De acordo com LIRAa feito pelo Núcleo de Zoonoses, o índice de infestação da cidade, em média, é de 0,6, é considerado de baixo risco para epidemia de dengue e as outras doenças transmitidas pelo Aedes. Porém, os números apresentam um certo equilíbrio em todos os setores do município, segundo Rattis.

Os bairros Bela Vista, Vila Santo Antônio, Nossa Senhora de Fátima, Recanto da Teka e Jardim Santa Luzia e adjacências estiveram com 0,7. Já Santa Bárbara e Vila Rica e adjacências a infestação é um pouco menor: 0,6. Os bairros com menor índice, segundo o levantamento, são o Centro, Coimbras, Jardim Satélite e adjacências com 0,5.

O LIRAa também apontou que o maior problema encontrado nas residências são as garrafas plásticas, latas, sucatas, ferro velho e entulho. Na sequência estão depósitos de nível do solo, tambor e barril. Também foram apontados como fator de risco os depósito móveis, pratos, pingadeiras, bebedouros e matérias de construção.