08 ABR 2016
Alterados locais e horários de vacinação em Passos

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Passos informa que houve uma mudança nos locais de vacinação. A partir de segunda-feira, a vacinação ocorrerá em cinco ambulatórios: São Lucas, CSU Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida, Penha e Coimbras, conforme escala estabelecida (veja abaixo dias e horários).

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Soares Corrêa Faria, explica que, conforme os indicadores apresentados em 2015, foi necessário solicitar uma nova estratégia para as ações referentes às salas de imunizações em 2016.

“Baseado na realização do monitoramento rápido e nos registros imunobiológicos no Programa SIPNI, nossa cobertura vacinal poderia ter obtido um melhor indicador em 2015 devido à população do SINASC (nascidos vivos) reduzida de 1.392. Mesmo assim, nossa cobertura vacinal não foi atingida e também não apresentou uma homogeneidade entre as vacinas. Este fato se justifica pela falta do registro, como também pela dificuldade do acesso para o usuário”, afirma a coordenadora.

Na busca de uma solução para esta situação, o horário de atendimento foi estendido como forma de melhorar o fluxo e facilitar o acesso da população até as salas de vacinação. “Solicitamos autorização da Secretária de Saúde para a redução do número das salas de vacinação com a finalidade de manter o maior fluxo com a carga horária de oito horas trabalhadas. Após a análise dos dados, recebemos a liberação para concluir a proposta sugerida”, afirma Priscila.

Segundo a coordenadora, a vacina BCG, que protege contra a tuberculose, está em falta na Secretaria Estadual de Saúde. Por isso, seguindo uma recomendação da secretaria, foi montada uma escala de revezamento na aplicação dessa vacina nos ambulatórios.

A meta é que sejam imunizadas 95% das crianças. Para isso, foi feita capacitação das enfermeiras que aplicam a vacina. As mudanças começam na próxima segunda-feira (11).

ESCALA DAS SALAS DE VACINAÇÃO

Local, horário de funcionamento da sala e dia da aplicação da BCG

SÃO LUCAS    8:00 às 11:30; 13:00 às 16:30 – BCG/QUINTA

PENHA                       8:00 às 11:30; 13:00 as 16:30 – BCG/SEXTA